Transformação Digital

10 tendências para o futuro do trabalho

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

As tendências para o futuro do trabalho são impactadas pela tecnologia, ciência e a mistura de gerações trabalhando juntas. Conheça mais sobre essas tendências e saiba como sua empresa pode seguir.

Assim como nossa vida, o mercado de trabalho passa por mudanças e adaptações o tempo todo.  É comum encontrarmos novos cargos, novas formas de se executar uma função e até mesmo novas empresas que fazem serviços jamais vistos antes. 

A tendência é que o futuro do trabalho siga sendo impactado pelo rápido desenvolvimento da tecnologia e da ciência, além disso, os conhecimentos e experiências trocados no mercado de trabalho que abrangem millennials, geração Y e geração Z no mesmo ambiente contribuem para essa evolução.

 

Neste artigo vamos apresentar quais são as tendências de trabalho que toda empresa deve saber para construir um ambiente inovador e futurista.

1. O aprendizado não tem data para acabar (lifelong learning)

O futuro do trabalho vai exigir estudo e capacitação contínua. O profissional deve estar sempre disposto a aprender e seguir essa tendência, mesmo que ele tenha diplomas universitários, pós graduação ou qualquer outro nível de formação será necessário continuar aprendendo coisas novas.

A explicação para isso é fácil, o mercado de trabalho busca melhores resultados e qualidade constante, para isso acontecer é necessário se manter capacitado e ter um leque grande de conhecimentos dentro e fora da sua área de atuação.

 

2. Trabalhe de qualquer lugar

O modo de trabalho Anywhere office permite que você trabalhe de casa, de um café ou quarto de hotel. Você só precisa estar conectado e realizar suas tarefas diárias independente do lugar que esteja. O termo significa “escritório em qualquer lugar” e é baseado na filosofia de que trabalhar é uma atividade, não um lugar, assim, a eficácia deve ser avaliada pelos resultados alcançados e não pelas horas que o profissional passa dentro da empresa.

Com a chegada da pandemia, o anywhere office virou uma tendência para as empresas. A situação foi um momento propício para elas se adaptarem a essa forma de trabalho, deu tão certo que deve continuar. O modelo de trabalho traz benefícios para os profissionais e para as empresas.

 

3. Flexibilidade

A flexibilidade vem junto com essas tendências e ela abrange os nômades digitais. Eles são trabalhadores qualificados que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, ou seja, não tem limitação geográfica.

O Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa especializada em serviços de imigração mundial, prevê que 35 milhões  de profissionais se enquadram no perfil de nômade digital no mundo e estima que pode chegar a um bilhão em 2035. Os números dizem tudo, os nômades digitais vão ser tendência por muito tempo quando falamos em trabalho.

 

4. Autogestão e autonomia

A autogestão e autonomia estão ligadas à tomada de decisões distribuídas de maneira mais uniforme entre os colaboradores e a maior liberdade que o colaborador tem em suas ações.

Essa tendência proporciona um ambiente de trabalho muito mais empolgante. Listamos 5 benefícios que a autogestão oferece para a sua empresa:

  • Promove a liderança nos times
  • Os processos de trabalho são mais democratizados
  • Os líderes e liderados ficam mais próximos
  • Os colaboradores desenvolvem metas pessoais
  • Tomadas de decisões mais ágeis

 

Nesse modelo é necessário o uso de um sistema como o SAP BUSINESS ONE que permite que você tenha uma solução inteligente que auxilia o time na autogestão. Fale com nossos consultores certificados SAP e garanta agilidade na hora da tomada de decisões por meio de dados precisos.

 

5. Concorrência acirrada

Com profissionais cada vez mais qualificados no mercado, a tendência é que a concorrência acirrada seja um problema para o futuro trabalho.

Além do conhecimento técnico, os candidatos devem garantir boas experiências para se destacarem entre tantas pessoas disputando a mesma vaga de trabalho.

 

6. Novas funções no mercado

Quando o mercado sente a necessidade de um trabalho não existente até então, ele busca mão de obra para executar a função, e assim surge uma nova profissão. A tendência é surgir cada vez mais  funções no mercado de trabalho.

Algumas funções como especialista em UX, engenheiro de cibersegurança e cientista de dados, são exemplos de funções que não existiam há 10 anos atrás.

 

7. Rotatividade de colaborador

A tendência é que os trabalhadores busquem propósitos que vão além de conquistas financeiras. Ter casa própria, carro ou outros bens financeiros não são mais a prioridade do colaborador. Ele quer conquistas para a carreira, estar envolvido em grandes projetos e trabalhar com algo novo que lhe desafie.

Para que o profissional queira ficar na empresa é importante que ela tenha ações que o instigue, tenha um ambiente contagiante e esteja disposta a dar liberdade para os colaboradores.

 

8. Metaverso e globalização

O Metaverso é uma tendência muito forte para o futuro do trabalho, ele integra o mundo real e virtual através da tecnologia. Com ele é possível trabalhar a longa distância e mesmo assim interagir com as pessoas do seu trabalho.

Com essa tecnologia não existe barreira geográfica para o trabalho, os profissionais podem trabalhar em empresas internacionais como se estivessem lá. Esse com certeza será o futuro do trabalho.

 

9. Recrutamento digital

O novo modelo de recrutamento e seleção acontece totalmente online. Essa tendência exige que os candidatos invistam em vídeos, currículos digitais e portfólios. 

Além disso, o recrutador também pode consultar as redes sociais do profissional, o que a torna muito importante para o resultado da seleção. 

Esse modelo de seleção otimizou o recrutamento, o deixando muito mais fácil e tendo um resultado eficaz.

 

10. Sistemas de gestão

Implementar um sistema de gestão é uma tendência que vem crescendo cada vez mais no mercado, ele facilita o trabalho do colaborador e do gestor. O SAP BUSINESS ONE é um sistema de gestão que tem soluções como:

  • Aumento da produtividade
  • Melhor experiência dos clientes
  • Agilidade no tempo de análise e tomada de decisão
  • Proteção dos dados em nuvem
  • Integração de diversas áreas da empresa, incluindo a área fiscal
  • Gera relatórios com muita facilidade

 

Fale com nossos consultores certificados SAP e tenha o sistema de gestão  integrado SAP Business One na sua empresa.

Essas são algumas das tendências que podem ajudar sua empresa a crescer e se tornar uma empresa antenada ao que acontece no mundo, isso garante bons resultados e ótimos colaboradores.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?