Se você está habituado no mundo corporativo com certeza já ouviu falar no Supply Chain, um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos”. O Supply Chain envolve todos os processos e caminhos que um produto passa, da retirada da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor.
Nele é necessário ter um conhecimento completo sobre todos os ciclos da mercadoria, dentro da empresa ele vai controlar todos os processos referentes à compra de mercadorias, armazenagem, pedidos de clientes, entrega e possíveis devoluções e trocas.
Juntamente com o Supply Chain é possível trabalhar a sustentabilidade. Hoje essa ideia tem amadurecido muito no âmbito corporativo e se tornado cada vez mais presente. A sustentabilidade no Supply Chain pode trazer diversos benefícios para a empresa e para o meio ambiente e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Cadeia de suprimentos e sustentabilidade
O Supply Chain evoluiu e suas funções tradicionais não são as mesmas, o foco deixou de ser apenas o custo e virou uma rede de valor cada vez mais estratégica. Com a integração global, as cadeias de suprimentos se tornaram mais conectadas.
A sustentabilidade no ciclo de vida da matéria prima adota uma visão completa da cadeia de suprimentos. A partir disso é possível ter uma análise que pode ser utilizada para avaliar os processos de impactos ambientais, sociais e econômicos para todo ciclo de vida de um produto ou serviço, o que permite que empresas tomem decisões que tenham o máximo de impacto sustentável.
Mas afinal, como implementar a sustentabilidade no Supply Chain? As empresas podem adotar processos básicos que iniciam sua jornada na sustentabilidade como:
1 – Planejamento
É muito importante estabelecer metas e ter um bom planejamento para que as ações sustentáveis sejam cumpridas.
2 – Medida
É hora de adotar as medidas sustentáveis que fazem sentido para sua empresa. Pesquise sobre todas as possibilidades, verifique com os fornecedores sobre matéria-prima sustentável e veja se o produto final irá impactar de forma positiva a venda para seu cliente.
3 – Inclusão
O sucesso da sua estratégia sustentável vai depender de como seus funcionários, fornecedores e clientes irão responder às mudanças. É hora de incluí-los no processo mostrando todos os benefícios que a cadeia de suprimentos sustentável trará.
4 – Prática
Inclua as medidas e comemore. Além disso, é necessário estar sempre atento se essas práticas não se perderam e ficaram apenas no papel. Esteja por dentro de toda cadeia de suprimentos garantindo que tudo saia como o planejado.
Para que o processo funcione de maneira legal é importante verificar com seus fornecedores sobre documentações que abordem questões ambientais. Esse controle vai variar de acordo com o tipo de atividade da sua empresa e do seu fornecedor, mas é muito importante que não seja deixado de lado.
Como o ERP pode auxiliar no supply chain sustentável?
A tecnologia e os componentes automatizados da cadeia de suprimentos sustentáveis dependem de análises assertivas e avançadas, bem como insights em tempo real viabilizados tomadas de decisões corretas e é aí que o ERP vai te ajudar.
Empresas que combinam inovação, criatividade e tecnologia na cadeia de suprimentos desenvolvem soluções sustentáveis e mantêm um ciclo ecológico, transparente e mais competitivo do que nunca.