Supply Chain

4 passos para implementar o Supply Chain sustentável na sua empresa

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Se você está habituado no mundo corporativo com certeza já ouviu falar no  Supply Chain, um termo em  inglês que significa “cadeia de suprimentos”. O Supply Chain envolve todos os processos e caminhos que um produto passa, da retirada da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor.

Nele é necessário ter um conhecimento completo sobre todos os ciclos da mercadoria, dentro da empresa ele vai controlar todos os processos referentes à compra de mercadorias, armazenagem, pedidos de clientes, entrega e possíveis devoluções e trocas.

Juntamente com o Supply Chain é possível trabalhar a sustentabilidade. Hoje essa ideia tem amadurecido muito no âmbito corporativo e se tornado cada vez mais presente. A sustentabilidade no Supply Chain pode trazer diversos benefícios para a empresa e para o meio ambiente e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

 

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade

O Supply Chain evoluiu e suas funções tradicionais não são as mesmas, o foco deixou de ser apenas o custo e virou uma rede de valor cada vez mais estratégica. Com a integração global, as cadeias de suprimentos se tornaram mais conectadas.

A sustentabilidade no ciclo de vida da matéria prima adota uma visão completa da cadeia de suprimentos. A partir disso é possível ter uma análise que pode ser utilizada para avaliar os processos de impactos ambientais, sociais e econômicos para todo ciclo de vida de um produto ou serviço, o que permite que empresas tomem decisões que tenham o máximo de impacto sustentável.

Mas afinal, como implementar a sustentabilidade no Supply Chain? As empresas podem adotar processos básicos que iniciam sua jornada na sustentabilidade como:

 

1 – Planejamento

É muito importante estabelecer metas e ter um bom planejamento para que as ações sustentáveis sejam cumpridas. 

2 – Medida

É hora de adotar as medidas sustentáveis que fazem sentido para sua empresa. Pesquise sobre todas as possibilidades, verifique com os fornecedores sobre matéria-prima sustentável e veja se o produto final irá impactar de forma positiva a venda para seu cliente.

3 – Inclusão

O sucesso da sua estratégia sustentável vai depender de como seus funcionários, fornecedores e clientes irão responder às mudanças. É hora de incluí-los no processo mostrando todos os benefícios que a cadeia de suprimentos sustentável trará.

4 – Prática

Inclua as medidas e comemore. Além disso, é necessário estar sempre atento se essas práticas não se perderam e ficaram apenas no papel. Esteja por dentro de toda cadeia de suprimentos garantindo que tudo saia como o planejado.

Para que o processo funcione de maneira legal é importante verificar com seus fornecedores sobre documentações que abordem questões ambientais. Esse controle vai variar de acordo com o tipo de atividade da sua empresa e do seu fornecedor, mas é muito importante que não seja deixado de lado.

 

Como o ERP pode auxiliar no supply chain sustentável?

 A tecnologia e os componentes automatizados da cadeia de suprimentos sustentáveis dependem de análises assertivas e avançadas, bem como insights em tempo real viabilizados tomadas de decisões corretas e é aí que o ERP vai te ajudar.

Empresas que combinam inovação, criatividade e tecnologia na cadeia de suprimentos desenvolvem soluções sustentáveis e mantêm um ciclo ecológico, transparente e mais competitivo do que nunca.

 

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?