SAP/ERP

5 dicas para você escolher o ERP ideal para uma startup

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Quando falamos em startup é essencial pensar nos processos de mudança e ajuste que podem acontecer principalmente no início do negócio, muitas vezes esses processos precisam acontecer de forma rápida e eficiente para se adaptar às mudanças do mercado.

Para acompanhar essas mudanças é essencial que a empresa tenha ferramentas que auxiliam nos processos e é aí que entra o ERP. Alguns empreendedores acreditam que o software Enterprise Resource Planning é feito apenas para grandes empresas, mas a verdade é que o ERP é uma ferramenta eficiente e útil para todos os tipos de empresas, inclusive startups.

Mas com tanta variedade de ERP no mercado, como escolher a ideal para uma startup? É sobre isso que vamos falar no artigo.

 

O que é um ERP?

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, uma ferramenta que auxilia na gestão do seu negócio. Com o ERP podemos integrar os setores da empresa como compras, vendas, estoque, produção, logística e financeiro.

Com o ERP a comunicação entre os setores é muito mais fácil, além disso ele é uma ótima ferramenta para gerar insights que vão te ajudar nas tomadas de decisões do dia a dia. 

 

Como escolher o ERP ideal para uma startup

A escolha do ERP deve ser estratégica para não haver desperdício de recurso e para que ele funcione de maneira eficiente no dia a dia da empresa.

Para startups, que muitas vezes possuem equipes mais enxutas, o ERP é ainda mais importante, pois sem ele o negócio terá um escalamento substancial de headcount para executar tarefas que o sistema ERP poderia executar sozinho.

Para não sofrer com consequências negativas de um ERP que não sirva para sua empresa siga essas dicas:

  • Compare os custos

O valor pago no ERP da sua Startup vai depender das necessidades do seu negócio, de como ele funciona e da quantidade de usuários que terão acesso.

Apostar em sistemas em nuvem é uma boa para quem quer reduzir custos, assim é possível ter uma estrutura completa pelo preço fixo mensal, sem a necessidade de serviços de TI.

  • Saiba sobre o processo de implementação e suporte

Saber como funciona o processo de implementação e suporte é essencial, afinal, esses serviços são de extrema importância para o bom funcionamento do ERP na sua startup. 

Também é muito importante encontrar clientes dos possíveis fornecedores e verificar como é o padrão de atendimento após fechar o serviço.

  • Verifique se o sistema atende todas as suas necessidades

Considerar as necessidades atuais e futuras da sua empresa também é essencial na hora de escolher o software certo. Liste todas as suas necessidades e verifique se elas se enquadram no sistema.

Algumas necessidades básicas que não devem ficar de fora da sua lista são:

  • Vendas;
  • Estoque;
  • Compras;
  • Marketing;
  • Recursos Humanos;
  • Finanças e contabilidade;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos.

  • Segurança de dados

Uma das principais preocupações de qualquer empresa é a segurança de dados. Certifique-se que o ERP escolhido para sua startup tenha soluções de segurança capazes de proteger todos os seus dados.

  • Personalização

Alguns sistemas contam com opções que você pode personalizar funções de acordo com suas necessidades, essa função é essencial na hora de escolher um ERP.

 

Agora que você já sabe como escolher o ERP ideal para uma startup é hora de colocar as dicas em prática e ir em busca de um sistema eficiente para sua empresa. A SPS conta com um ERP completo e tecnológico que pode ajudar seu negócio a crescer, fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossa ferramenta.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?