O ano está acabando e muitas dúvidas cercam o próximo ano em relação à economia e estabilidade dos negócios. Com isso, empresas correm contra o tempo para estruturarem um planejamento estratégico e definir um budget empresarial assertivo para 2022. Em meio a tantas incertas, é certo que negócios precisam se reinventar e ter a tecnologia como a grande aliada em busca do maior faturamento, redução de custos e sobreposição da concorrência.
Um dos momentos mais delicados e que exige atenção extrema por parte das empresas é a definição do budget anual, é nesse momento que estratégias devem estar totalmente alinhadas com expectativas e possibilidades. Aqui na SPS Group, compartilhamos os desafios desse planejamento com centenas de clientes e parceiros que, atualmente, estão mapeando seus gastos e investimentos para o próximo — que promete ser promissor em relação a negócios.
Por isso, separamos 5 dicas essenciais para que criar um budget empresarial assertivo para 2022:
Defina objetivos e metas
Parece meio óbvio, mas na prática não é tão óbvio assim. Muitos gestores têm dificuldade em definir objetivos e metas para a empresa. Faturar mais e aumentar a margem de lucro é a meta e objetivo de todas as empresas, então não seja “redundante” ao desenhar o plano estratégico.
Faça uma análise profunda e detalhada de cada passo que seja possível sua empresa dar no próximo ano para que a marca seja cada vez mais exposta, venda mais e seja bem-vista no mercado.
Faça uma análise dos gastos dos últimos anos
Tão importante quanto planejar os próximos investimentos é analisar o que aconteceu com o dinheiro anteriormente aplicado para ações e ferramentas da empresa.
O que realmente deu retorno? O que faria sentido continuar investimento? Como otimizar os gastos sem prejudicar a estruturação da empresa? Faça uma análise de forma inteligente os dados para que decisões estratégicas sejam cada vez mais assertivas.
Atente-se à carga tributária
O Brasil é um país complicado e exigente no que diz respeito à carga tributária. Um erro muito frequente e, muitas vezes, fatal, é empresas ignorarem esse fato e não fazerem uma previsão dentro do budget e metas de vendas.
Consulte sempre um especialista para receber suporte nesse assunto.
Projete cenários e integre departamentos
Você com certeza irá mapear tudo de bom que poderá acontecer na empresa, mas já pensou em tudo o que pode dar errado? Isso não é ser pessimista, mas sim estar preparado para possíveis imprevistos e crises que não podem desestabilizar sua empresa financeiramente.
Para projetar cenários e encontrar oportunidade, integre departamentos da companhia e entenda as necessidades dos colaboradores, além de desenhar possibilidades que otimizam tempo e, claro, custos.
Não se esqueça da tecnologia
Lembra do que falamos no começo do artigo? Não se esqueça da tecnologia! A transformação digital permitiu infinitas possibilidades para as empresas e, aquelas que não se adaptarem, irão se deparar com o pior dos cenários.
Com o uso da tecnologia do SAP Business One, aliada ao trabalho em parceria com a SPS Group, você terá maior controle da gestão da sua empresa. Isso significa que irá otimizar o rendimento dos processos e aumentar a eficiência de todos os departamentos, experimenta redução da burocracia dos níveis de inventário, com o envio eficiente dos produtos para distribuidores e/ou consumidores.
Com o SAP Business One e a consultoria da SPS Group, é possível saber com precisão como será o fluxo de caixa no curto e longo prazo, o que permite a tomada de decisão de maneira instantânea com a garantia de índices de liquidez favoráveis, gerenciamento do cronograma de entregas e garante a pontualidade das entregas, com uma previsão inteligente realizada com técnicas otimizadas de gestão de estoque para melhorar a eficiência e aumentar os lucros, incluindo ainda recursos de recomendação de vendas, com a possibilidade de sugestões em tempo real com base nos padrões de compra do histórico de pedidos do cliente, por meio de um portal implementado e customizado pela SPS Group e integrado ao SAP Business One.