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5 passos para criar vantagem competitiva no mercado

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SPS Grop

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Você sabe o que é vantagem competitiva? Se a resposta for sim, compreende a relevância desta para conquistar margem no mercado e, por conseguinte, agregar valor ao seu negócio? Se você não domina o assunto, sugerimos que prossiga com atenção!

A vantagem competitiva nada mais é que uma busca constante que envolve práticas na intenção de distinguir um negócio do outro. Continue, explicaremos melhor. O investimento em ações inteligentes é essencial para gerar vantagem em relação aos seus concorrentes; alguns exemplos disso são:

  • Preços reajustados
  • Entrega eficaz e ágil
  • Produtos originais e exclusivos
  • Brindes, bônus extras
  • Entre outros!

A intenção deste presente artigo é orientar seu negócio aos caminhos promissores para criar vantagens competitivas no mercado. Para isso, exploraremos os 5 principais passos. Confira a seguir.

1. Garanta a liderança de valores

Se você está familiarizado com o conceito de liderança de valores, sabe que isso nada mais é que a posição determinada por aquela empresa ou negócio que oferece um produto com o menor preço do mercado; ou, pelo menos, entre os menores.

Claro que, quando o assunto é precificação, nossa orientação não é para que ocorra a desvalorização do serviço, mas sim valores justos que concedam destaque para o seu negócio.

Encontre o equilíbrio, e certamente garantirá vantagem em relação à concorrência.

2. Defina um segmento e garanta velocidade de entrega

Simples e perspicaz, essa não é apenas mais uma estratégia, e sim um requisito para todo e qualquer negócio que visa destacar-se no mercado. Essa estratégia de foco pede que um mercado – ou segmento específico – seja determinado, ao contrário da definição de um público amplo e vago.

Optando por apenas um segmento, a empresa sai na frente de diversas outras, já que seu serviço ou produto será especialista no mercado, elevando a autoridade e gradualmente construindo a reputação do negócio como “referência no mercado”. Além de, é claro, economizar tempo e garantir a rapidez nos processos e entrega para o cliente, já que o foco da empresa será estratégico.

Comece hoje mesmo a implantar esse requisito em seu contexto.

3. Trabalhe com os recursos disponíveis 

A frase “Comece com o que você tem” é efetiva e certeira porque esclarece um princípio que toda empresa de destaque deve ter.

É fundamental para todo gestor possuir a habilidade de enxergar os parâmetros do seu negócio de maneira transcendente; ou seja, você deve ser capaz de visualizar os recursos disponíveis de sua empresa de maneira individual e também coletiva.

Trata-se de, individualmente, executar passos para melhorar cada um; o que pode ser um ato de redução na despesa, capacitação dos envolvidos ou mesmo a definição de um percentual para investimento. Tudo isso contribui diretamente para a conquista de vantagens.

Além disso, é necessário enxergar os recursos de forma coletiva a fim de integrar cada um deles para melhorar a comunicação e delinear as limitações destes como um todo. 

4. Conceda uma assistência efetiva

Talvez não seja necessário enfatizar o quão importante é redobrar a atenção e dedicação no “pós-venda”. No entanto, é um ponto indispensável quando o objetivo desejado é adquirir vantagem dentro do mercado.

Cada cliente precisa vivenciar uma experiência singular em todas as etapas de venda, ou seja, ele precisa sentir-se seguro e gozar da estrutura que o seu negócio define para tal.

Para isso, a organização de um setor único para o pós-venda – e uma assistência treinada – é crucial para acatar possíveis reclamações, questionamentos entre outros fatores correspondentes. Uma comunicação construída entre diversos canais concede uma assistência de qualidade de alto nível para assegurar o retorno do seu cliente em um futuro próximo.

5. Invista em novas tecnologias para otimizar processos

O investimento em novas e promissoras tecnologias é quase um sinônimo de aumento para vantagem competitiva. Isso acontece porque o retorno de tal investimento garante a otimização de prazos, melhora perceptível na produtividade, comunicação e organização do negócio.

Um sistema de gestão integrada, estratégico e prático é essencial para um núcleo funcional da empresa. Nesse sentido, a melhor opção para o crescimento exponencial e a nítida vantagem em relação à concorrência seria a implantação de um sistema ERP – sistema próprio para interligar os dados e organizar informações em um único e compacto sistema.

Dessa maneira, a otimização de processos é garantida e, por conseguinte, seu negócio estará a frente da maioria, explicitamente efetivo no mercado.

Conclusão

Não se esqueça de que além de todos os passos supracitados, seu negócio precisa constantemente inovar, trabalhar em novas ideias, estabelecer novos ideais, metas, perspectivas.

Uma empresa que não inova dificilmente terá vantagem competitiva de mercado, por isso lembre-se de garantir a conexão entre os envolvidos e manter-se atualizado em relação ao que pode ser feito para garantir a evolução da empresa.

Todos esses passos precisam ser colocados em prática imediatamente. Deseja conhecer a maneira mais rápida e eficiente de contratar um sistema ERP? Clique aqui.

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