Tomar decisões importantes pode ser muito difícil, isso porque nós temos medo das consequências que as decisões tomadas podem ter. Nós temos a certeza de que cada decisão implicará em um resultado, seja ele positivo ou negativo.
Quando a decisão que será tomada se trata de trabalho o medo pode aumentar e a famosa dúvida sempre fica: Será que estou tomando a decisão certa? Afinal, essa decisão pode afetar os colaboradores e gerar riscos ou oportunidades para a empresa.
Neste artigo vamos apresentar soluções que vão deixar as tomadas de decisões assertivas, resultando em sucesso para a empresa.
1. Identifique o problema
O primeiro passo para uma tomada de decisão assertiva é saber exatamente o que está acontecendo.
Identificar o problema pode ser difícil se você não tiver um bom planejamento e gestão da sua empresa. A primeira coisa a fazer é analisar o contexto e entender a situação, assim você terá uma visão completa do problema e saberá exatamente o que está acontecendo.
O ERP é um grande aliado na identificação do problema. Ele conecta os fluxos informacionais da empresa, assim é possível encontrar a informação correta na hora certa, identificando o problema para que a tomada de decisão seja assertiva.
2. Revise casos passados
Se a decisão que será tomada é para resolver um problema recorrente, revisar as tomadas de decisões passadas são essenciais para saber porque o problema está persistindo.
3. Defina os objetivos que pretende alcançar com essa decisão
É necessário deixar bem claro os objetivos que se pretende alcançar com a tomada de decisão. Esses objetivos devem ser estratégicos.
O ideal é que essa decisão seja válida a curto prazo e gere resultados a longo prazo, por isso os objetivos devem ser definidos visando o crescimento da empresa.
Alguns objetivos que são gerais e devem ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão são:
- Aumento do índice de satisfação do cliente;
- Geração de leads;
- Aumento do faturamento da empresa;
- Subir o número de vendas.
O sistema ERP também é aliado quando o assunto é definir os objetivos de uma tomada de decisão. Analisar os dados e informações contidos no sistema são essenciais na definição dos objetivos.
4. Escute a opinião de outra pessoa
A opinião de outra pessoa que está no mesmo time que você e sabe exatamente quais são os problemas que estão enfrentando é muito importante.
Cada pessoa interpreta uma situação de uma forma diferente, mesmo que a outra pessoa não tenha o poder de tomar uma decisão naquele momento, ela pode ter uma visão diferente que pode te ajudar.
Converse com o seu time, informe a eles os dados e informações necessários para que eles também possam analisar a situação e opinar sobre o que fazer.
5. Planeje-se
O planejamento é outro fator essencial para uma tomada de decisão assertiva. Aqui é o momento de se preparar para as consequências que a decisão pode ocasionar.
É claro que quando a decisão é assertiva, essas consequências são positivas e você já está preparado, mas incluir no seu planejamento uma segunda opção caso a decisão não dê o resultado esperado é importante para você saber o próximo passo e não ser pego desprevenido.
6. Saiba lidar com as surpresas
Como dito no tópico anterior, nem todas as decisões vão ter resultados positivos, é claro que é o que estamos buscando, mas ficar preparado para as surpresas que podem ocorrer é muito importante.
Nem o melhor planejamento do mundo pode evitar com 100% de certeza o surgimento de surpresas desagradáveis. No momento de conflito, manter o controle emocional é necessário.
7. Obtenha autonomia em suas decisões
Um bom líder sabe se posicionar de maneira correta quando toma suas decisões. Apesar de ouvir opiniões do seu time, o líder precisa deixar bem claro a decisão tomada e defendê-la.
Claro que é necessário repensar sua decisão caso algo não saia como previsto, porém acreditar na sua capacidade é essencial.
8. Tenha um sistema ERP e integre seus dados
O ERP é um sistema de gestão empresarial que unifica informações e facilita o fluxo de trabalho entre as áreas. Esse sistema é essencial para mostrar dados e informações para tomadas de decisões assertivas.
O ERP te ajuda com:
- Informações sobre os resultados;
- Mostra uma ampla visão sobre o negócio;
- Adapta às necessidades;
- Facilita a acessibilidade.
No ERP você consegue integrar todos os dados da empresa, esses dados são disponibilizados pelo sistema. Eles facilitam a tomada de decisão e fazem ela ser mais assertiva. Fale com nossos consultores certificados SAP e saiba mais sobre como implementar o sistema ERP na sua empresa.
Está pronto para tomar decisões assertivas?
Tomar decisões assertivas pode não ser tão fácil assim, porém com os recursos certos com certeza você terá sucesso e as decisões terão resultados positivos.
Coloque em prática essas dicas e obtenha sucesso nas suas próximas tomadas de decisões.