Gestão

8 dicas para tornar suas tomadas de decisões assertivas

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Tomar decisões importantes pode ser muito difícil, isso porque nós temos medo das consequências que as decisões tomadas podem ter. Nós temos a certeza de que cada decisão implicará em um resultado, seja ele positivo ou negativo. 

Quando a decisão que será tomada se trata de trabalho o medo pode aumentar e a famosa dúvida sempre fica: Será que estou tomando a decisão certa? Afinal, essa decisão pode afetar os colaboradores e gerar riscos ou oportunidades para a empresa.

Neste artigo vamos apresentar soluções que vão deixar as tomadas de decisões assertivas, resultando em sucesso para a empresa.

 

1. Identifique o problema

O primeiro passo para uma tomada de decisão assertiva é saber exatamente o que está acontecendo.

Identificar o problema pode ser difícil se você não tiver um bom planejamento e gestão da sua empresa. A primeira coisa a fazer é analisar o contexto e entender a situação,  assim você terá uma visão completa do problema e saberá exatamente o que está acontecendo.

O ERP é um grande aliado na identificação do problema. Ele conecta os fluxos informacionais da empresa, assim é possível encontrar a informação correta na hora certa, identificando o problema para que a tomada de decisão seja assertiva.

2. Revise casos passados

Se a decisão que será tomada é para resolver um problema recorrente, revisar as tomadas de decisões passadas são essenciais para saber porque o problema está persistindo. 

3. Defina os objetivos que pretende alcançar com essa decisão

É necessário deixar bem claro os objetivos que se pretende alcançar com a tomada de decisão. Esses objetivos devem ser estratégicos.

O ideal é que essa decisão seja válida a curto prazo e gere resultados a longo prazo, por isso os objetivos devem ser definidos visando o crescimento da empresa.

Alguns objetivos que são gerais e devem ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão são:

  • Aumento do índice de satisfação do cliente;
  • Geração de leads;
  • Aumento do faturamento da empresa;
  • Subir o número de vendas.

O sistema ERP também é aliado quando o assunto é definir os objetivos de uma tomada de decisão. Analisar os dados e informações contidos no sistema são essenciais na definição dos objetivos.

4. Escute a opinião de outra pessoa

A opinião de outra pessoa que está no mesmo time que você e sabe exatamente quais são os problemas que estão enfrentando é muito importante. 

Cada pessoa interpreta uma situação de uma forma diferente, mesmo que a outra pessoa não tenha o poder de tomar uma decisão naquele momento, ela pode ter uma visão diferente que pode te ajudar. 

Converse com o seu time, informe a eles os dados e informações necessários para que eles também possam analisar a situação e opinar sobre o que fazer.

5. Planeje-se 

O planejamento é outro fator essencial para uma tomada de decisão assertiva. Aqui é o momento de se preparar para as consequências que a decisão pode ocasionar. 

É claro que quando a decisão é assertiva, essas consequências são positivas e você já está preparado, mas incluir no seu planejamento uma segunda opção caso a decisão não dê o resultado esperado é importante para você saber o próximo passo e não ser pego desprevenido.

6. Saiba lidar com as surpresas

Como dito no tópico anterior, nem todas as decisões vão ter resultados positivos, é claro que é o que estamos buscando, mas ficar preparado para as surpresas que podem ocorrer é muito importante.

Nem o melhor planejamento do mundo pode evitar com 100% de certeza o surgimento de surpresas desagradáveis. No momento de conflito, manter o controle emocional é necessário.

7. Obtenha autonomia em suas decisões

Um bom líder sabe se posicionar de maneira correta quando toma suas decisões. Apesar de ouvir opiniões do seu time, o líder precisa deixar bem claro a decisão tomada e defendê-la.

 Claro que é necessário repensar sua decisão caso algo não saia como previsto, porém acreditar na sua capacidade é essencial.

8. Tenha um sistema ERP e integre seus dados

O ERP é um sistema de gestão empresarial que unifica informações e facilita o fluxo de trabalho entre as áreas. Esse sistema é essencial para mostrar dados e informações para tomadas de decisões assertivas.

O ERP te ajuda com:

  • Informações sobre os resultados;
  • Mostra uma ampla visão sobre o negócio;
  • Adapta às necessidades;
  • Facilita a acessibilidade.

No ERP você consegue integrar todos os dados da empresa, esses dados são disponibilizados pelo sistema. Eles facilitam a tomada de decisão e fazem ela ser mais assertiva. Fale com nossos consultores certificados SAP e saiba mais sobre como implementar o sistema ERP na sua empresa.

Está pronto para tomar decisões assertivas?

Tomar decisões assertivas pode não ser tão fácil assim, porém com os recursos certos com certeza você terá sucesso e as decisões terão resultados positivos.

Coloque em prática essas dicas e obtenha sucesso nas suas próximas tomadas de decisões.

 

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »