Gestão Financeira

Administração de orçamento com SAP Business One

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Que o planejamento financeiro é importante no momento da abertura de um negócio todo mundo já sabe, mas, manter a gestão financeira da empresa ao longo da sua trajetória é tão importante quanto no início. A falta de organização neste setor leva empresas ao insucesso e até mesmo à falência, por isso, entender como executar orçamentos é fundamental para os planos de expansão dos negócios.

Por esse e outros motivos, a gestão financeira deve ser levada com a seriedade que merece e, embora as microempresas ainda utilizarem planilhas para controlar o orçamento e fazer cálculos simples, à medida que os processos crescem é necessário recorrer a execução orçamentária personalizada.

A partir de um software de gestão adequado é possível atender a demanda interna e do mercado de uma forma mais precisa e segura. Continue a leitura e entenda como o SAP Business ONE pode ser a parceria ideal para o seu negócio contribuindo para a integração de dados e controle do orçamento empresarial.

 

Por que o controle de orçamentos é tão importante para a empresa?

Primeiro, podemos substituir a palavra controle por “administração”. Administrar a gestão orçamentária da empresa é garantir que a saúde financeira do negócio tenha condições de maximizar os resultados, permitindo o crescimento sustentável da empresa. 

Na contramão do que muitos empresários pensam sobre o assunto, que restringir os gastos é desnecessário, optar por estipular um budget que antecipe despesas, custos, investimentos e receitas está muito associado ao sucesso da empresa. Com a saúde financeira no azul é possível investir em capacitação profissional, equipamentos mais modernos, realizar contratações e manter o planejamento inicial.

Como o SAP Business One auxilia no controle orçamentário

 O SAP Business One é um software de gestão integrado, isto é, uma ferramenta de integração de dados que permite uma visão global da empresa em tempo real, atualizando as informações de acordo com as edições no sistema. Continue a leitura e saiba como o SAP Business One ajuda a controlar orçamentos e o centro de custos de acordo com áreas e atividades da empresa.

Integração de dados da empresa

Desenvolvido para atender pequenas, médias e grandes empresas, o software alemão SAP Business One é referência quando o assunto é integração de dados de todas as áreas do negócio em tempo real.

Gerenciamento de centro de custos

Para definir com mais assertividade o orçamento empresarial é preciso entender que o conjunto de despesas e receitas são importantes para associar custos e pagamentos para determinadas áreas e atividades. 

Com o Business SAP One é possível centralizar os dados e monitorar as movimentações financeiras de maneira prática e mais precisa. Ao acessar o chamado “Plano de Contas”, a gestão encontra uma relação de setores e atividades que podem ser rastreadas ao longo do período desejado.

Essa visão micro abrange os custos operacionais e contribui para uma gestão mais eficiente do fluxo de caixa, considerando todas as saídas financeiras, como pagamento de funcionários, encargos sociais, aluguéis, contas de água e luz etc.

Imagem: Interface SAP Business One, Plano de Contas.

Controle orçamentário

A relação entre uma boa gestão financeira e a lucratividade resulta em maximização de resultados.

Sendo a gestão financeira responsável pela utilização consciente de recursos e pela melhoria de processos e procedimentos que podem potencializar os proveitos, diminuir desperdícios e consequentemente, aumentar a receita, é dever do setor organizar e controlar o orçamento empresarial para que o planejamento seja executado com maestria, dentro de suas expectativas.

Para isso, o SAP Business One conta com funcionalidades que permitem o controle orçamentário personalizado, potencializando as ações internas da empresa.

Acessando a aba “Finanças > Definição de orçamento > Orçamento”, os gestores podem configurar o cenário ideal para cada setor da empresa, definindo o teto máximo de gastos anual com possibilidade de criação de regras para diluir o orçamento de maneira mensal.

Imagem: Interface SAP Business One, Finanças > Definição de orçamento > Orçamento.

 

Assim, é possível ter uma visão detalhada do quanto cada área e atividade vai receber de investimento em um determinado período. Para manter esse orçamento até o final do prazo proposto, a gestão pode configurar alertas que informam quando o valor exceder e permite configurar ações que contribuem para a tomada de decisão. Esse controle ajuda a manter o planejamento da empresa e possibilita impulsionar novos negócios.

Imagem: Interface SAP Business One, Administração > Configurações gerais > Orçamento.

Melhoria da gestão financeira com SAP Business One

Conhecendo a importância de uma gestão financeira de excelência, é preciso tratar suas possibilidades de melhoria, de maneira que se possa investir cada vez mais em recursos e ferramentas que otimizem as tarefas e potencialize os resultados da empresa.

Para isso, é fundamental contar com uma equipe devidamente qualificada para conduzir os processos financeiros. Também é extremamente válido buscar implementar sistemas de gestão que permitem uma maior organização para os dados financeiros, automatizando processos por meio da integração de dados de todas as áreas do negócio.

Com o SAP Business One as empresas garantem uma gestão financeira mais organizada e assertiva. Sua versatilidade permite processar dados e gerar relatórios de maneira personalizada com foco na centralização do controle e aumento de vendas. Um software que permite aos gestores mais embasamento para tomar decisões, viabilizar mudanças e realizar investimentos, como capacitação de profissionais, compra de novos equipamentos e melhoria nos setores.

 A digitalização de negócios é um passo natural, e dispor de uma ferramenta capaz de integrar e automatizar processos contemporiza empresas para se destacarem em seu segmento. E é isso que o SAP Business One entrega para o mercado: possibilidades.

Para entender melhor como controlar orçamento empresarial com maior eficiência e administrar centro de custos por área e atividade, fale com nossos consultores certificados SAP. Profissionais preparados para oferecer a melhor solução para o seu negócio.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?