Novos hábitos de consumo, evolução tecnológica, mudanças no cenário econômico e político mundial, os últimos dez anos trouxeram as inovações para o futuro
Onde você quer estar nos próximos dez anos? Mal tivemos tempo de pensar em uma resposta e já chegamos ao final de uma década que viveu transformações profundas com relação aos avanços tecnológicos, às mudanças climáticas, ao comportamento das pessoas, ao cenário político-econômico e cultural.
Estamos mais conectados, as fronteiras ficaram menores com a comunicação em rede. As preocupações com o bem-estar social e a segurança também fizeram com que os avanços chegassem e para você acompanhar tudo o que aconteceu, fizemos uma lista com as principais mudanças da última década:
Hábitos de consumo
Em 2019, o instituto Euromonitor lançou informações de uma pesquisa sobre as tendências de hábitos de consumo para o ano. Elas são representações das mudanças que estão acontecendo ao longo da década e mostram como as preocupações com a saúde física e mental, o bem-estar e o meio ambiente diretamente ligadas ao comportamento dessas pessoas. Se no início da década, a chegada das redes sociais intensificou o tempo de acesso à internet, ao longo do tempo percebemos a dependência criada em torno disso e quanto tempo dedicávamos acessando conteúdo digital. Desconectar-se se tornou uma das principais metas e há quem faça “detox digital” para tentar ficar alguns dias longe da internet.
Minimalismo
O conceito de minimalismo surgiu no século XX, mas tem sido bastante disseminado nos últimos anos. A ideia de ter o básico, vivendo experiências mais autênticas e menos focadas em questões materiais, pensando na qualidade com que se aproveita cada momento tem sido prioridade para muitas pessoas.
Consumo consciente
A preocupação com o meio ambiente nunca esteve tão em alta. O aumento das temperaturas, derretimento de geleiras e desastres ambientais. Isso moldou as escolhas de consumo das pessoas, que passaram a se preocupar com o modo como as empresas produzem, se utilizam produtos de origem animal, se fazem testes em animais, se poluem o meio ambiente.
Serviços de streaming
As mudanças de hábitos dos últimos anos e a conectividade também transformaram a indústria da música e do cinema com a chegada dos serviços de streaming. A Netflix ganhou espaço ao reunir um catálogo de filmes e séries através de um serviço de assinatura mensal com um custo mais baixo e está crescendo, tornando-se concorrente de grandes estúdios de cinema com produções próprias. Spotify e Deezer entraram na concorrência do setor audiovisual, moldando os hábitos de consumo de conteúdo musical pelo celular.
Machine Learning e Inteligência Artificial
Quem nunca falou ou pesquisou um produto na internet e depois foi bombardeado por anúncios sobre ele? O aprendizado da máquina se baseia em cálculos feitos através de algoritmos para que computadores possam reconhecer os padrões e tomar decisões com base nos dados e probabilidades estatísticas.
Nos últimos anos, os efeitos do Machine Learning podem ser percebidos em diversas áreas, auxliando na reunião de dados e geração de insights que ajudam a traçar estratégias de negócios. Também tem impulsionado a digitalização de algumas atividades, que hoje são realizadas por robôs e ainda está possibilitando que sejam feitos reconhecimento por voz, reconhecimento facial, sistemas de geolocalização e muito mais.
Internet das Coisas
A IoT está conectando dispositivos e integrando a comunicação entre eles, isso possibilita que tempo e recursos sejam otimizados para melhorar a vida das pessoas.
Sem dúvida, a conectividade é uma das mudanças mais significativas desta década. Ela tem possibilitado que as pessoas discutam questões urgentes como o meio ambiente e sociedade, facilitando a rotina de trabalho, de vida e criando soluções para melhorar o dia a dia das pessoas.
FONTE: https://news.sap.com/brazil/2020/01/as-principais-transformacoes-da-ultima-decada-bl0g/