Quando escutamos a palavra “business” logo pensamos em negociações entre empresas. E quando esse termo vem acompanhado de um substantivo abstrato como “intelligence” ou ainda “analytics”?
Em um mundo onde a cultura de dados é um dos pilares para um negócio sustentável, os processos precisam apresentar informações que contribuem para que gestores tomem decisões mais assertivas, trazendo resultados para as organizações.
Para alcançar esse objetivo, principalmente as médias e grandes empresas podem contar com os métodos business intelligence e business analytics na busca do desempenho constante e de maneira saudável.
Continue neste artigo e aprenda mais sobre BI e BA e aproveite para aprimorar seus conhecimentos sobre esses termos tão importantes e muito utilizados por gestores. Boa leitura!
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence, ou BI, é uma palavra em inglês que pode ser traduzida para “inteligência de negócios” ou até mesmo “inteligência de mercado”. Sua função é oferecer suporte necessário para que gestores elaborem planejamentos estratégicos mais eficientes. Por meio de um conjunto de métodos, processo e teorias, é possível mensurar as variáveis e KPIs (Key Performance Indicator) de interesse.
De maneira mais clara, o BI define de que maneira a empresa pode coletar os dados e como estes serão analisados para, na etapa seguinte, serem utilizados nas estratégias na organização.
O que é Business Analytics?
Business Analytics, ou simplesmente BA, também é uma ciência que envolve coletar e mensurar informações. No português, podem dizer que é “análise de negócios”, mas que, em vez de ficar na teoria, esse planejamento estratégico se torna uma ação efetiva. A partir da leitura e interpretação dos dados coletados e analisados é possível traçar os próximos passos da estratégia, definindo quais ferramentas serão utilizadas.
Um bom BA apresenta respostas de maneira rápida, otimizada e entrega de resultados práticos, contribuindo para a elaboração de relatórios, noções qualitativas e quantitativas e outros elementos que fazem parte do contexto geral do tema em questão. Além de saber como e quando, gestores sabem o porquê de cada situação.
Business Intelligence x Business Analytics
Engane-se quem pensa que os dois conceitos são iguais. Apesar de parecidos, um é a evolução do outro; o business analytics nasceu do business intelligence, amparado das técnicas de métricas mais antigas.
Diante deste fato, também é um equívoco afirmar que o BI é ultrapassado ou dispensável. Se trata de metodologias diferentes, onde o business intelligence acompanha o gestor desde a elaboração da estratégia, quando não há muitos dados no que se basear. Já o business analytics, oferece uma abrangência maior de informações e permite a utilização de mais recursos de métricas.
Enquanto o BI constrói e aprimora as táticas aplicadas pela empresa e oferece métricas complexas de entender, o BA se posiciona como um facilitador da compreensão de todas essas informações, tornando-se tão importante quanto o business intelligence.
Em suma, as duas metodologias são essenciais para que gestores obtenham métricas e análises de dados, contudo, é necessário entender o momento em que cada sistema deve ser empregado para facilitar o entendimento e execução das ações.
Aqui, um complementa o outro
Entre o BI e o BA não existe batalha para ver quem é o melhor, os dois se unem para beneficiar a área da gestão por meio do estudo inteligente do seu próprio histórico.
Ao passo que o business intelligence coleta informações, mensura os dados e cria os relatórios, o business analytics utiliza desses dados para simplificar o entendimento dos gestores e fornecer, também, elementos complementares e soluções viáveis a serem empregadas. É apenas um dando continuidade ao outro.
Por isso, o importante aqui não é definir se um é melhor que o outro para poder excluir uma metodologia, mas sim, incorporar ambos no dia a dia do planejamento estratégico da empresa de modo que os dados coletados auxiliem na tomada de decisão, especialmente na possibilidade de grandes mudanças.
Benefícios das metodologias BI e BA
Se as duas fórmulas oferecem objetivos similares, seus benefícios também são bem parecidos. Entre as vantagens da implementação do business intelligence e business analytics, estão:
- agilidade nos planejamentos;
- auxílio na elaboração de planos e estratégias;
- avaliação do histórico da empresa;
- avaliação da concorrência;
- confiabilidade nas informações;
- redução de custos;
- redução de erros e falhas;
- melhoria na organização de processos;
- melhores perspectivas de crescimento, de acordo com a realidade da empresa e do mercado.
A escolha entre a implementação de ferramentas especializadas de business analytics ou a contratação de profissionais business intelligence vai depender do negócio e de suas necessidades. Como empresa de tecnologia e soluções em ERP, nós da SPS Group temos apenas uma certeza: a implementação de sistema integrado tende a ser mais econômica e benéfica à empresa ao longo do tempo.
Aproveite o final dessa leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre inovação e tecnologia para pequenas, médias e grandes empresas. Fale com nossos consultores certificados SAP e conte com a melhor equipe técnica do mercado para encontrar a solução ideal para o seu negócio.