Gerenciar as finanças de uma empresa é uma tarefa complicada. Mas ninguém se torna um gestor porque é fácil: você está aqui para ter um sonho e fazer acontecer. Quando os sonhos são tão altos quanto as nuvens, os controles financeiros de uma empresa são a engenharia para construir a escada lá. Por isso, é preciso estudar o que é gestão financeira corporativa, como deve ser feita e, principalmente, quais são os piores erros a serem evitados.
O principal objetivo da gestão financeira é garantir a saúde da operação, equilibrar custos com lucros e maximizar o lucro obtido. Uma boa gestão financeira permite tomar decisões mais precisas sobre investimentos e financiamentos dos recursos do negócio de longo prazo.
Quais processos estão envolvidos na gestão financeira?
A gestão financeira envolve diferentes procedimentos dependendo do porte e objetivos da empresa, mas alguns processos essenciais são:
- planejamento financeiro, com a definição de metas e orçamentos para o negócio;
- controle do fluxo de caixa;
- gestão de contas a pagar e a receber;
- acompanhamento e administração do capital de giro;
- gerenciamento da emissão e organização de notas fiscais;
- controle de estoque;
- apuração e análise dos resultados do negócio.
Como fazer boa gestão financeira na prática?
Conheça as práticas essenciais para começar a implementar esse conjunto de processos!
Planejamento estratégico
Para isso, é necessário ter um bom conhecimento de todos os processos e áreas de sua atuação, bem como os custos fixos e variáveis de cada um dos investimentos que serão realizados para atingir os objetivos desejados. Neste ponto, também é muito importante definir os KPIs (Key Performance Indicators) que serão medidos para monitorar o desempenho de cada estratégia.
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante para controlar todas as entradas e saídas de caixa. Com o monitoramento contínuo desse indicador, é possível ter uma visão estratégica do cenário financeiro da empresa. Um fluxo de caixa positivo significa que os lucros da empresa excedem suas despesas. Um fluxo de caixa negativo indica que você está gastando mais do que está recebendo. Com esse diagnóstico, é possível tomar melhores decisões e planejar planos de ação para superar potenciais problemas financeiros.
Gerencie o capital de giro
Outro indicador importante para a gestão financeira é o capital de giro, que indica o valor disponível para a empresa pagar todas as suas despesas e manter suas operações no curto prazo. A empresa possui os recursos necessários para cumprir seus compromissos e garantir continuidade. Quando for necessário melhorar o capital de giro da empresa, é possível colocar em prática duas boas práticas.
Realize um gerenciamento de estoque eficiente
Para as empresas que vendem produtos físicos, é necessário controlar criteriosamente o estoque, registrar e acompanhar todas as entradas e saídas de mercadorias, essa gestão permite um melhor entendimento das necessidades – e planejamento de vendas, reposição mais assertiva, evitando a escassez de bens de alta demanda que podem afetar as vendas, e também situações de estoque parado, este último caso ocorre quando há excesso de produtos em estoque, ocupando espaço e recursos utilizados para outros elementos e estratégias.
Use um sistema de gestão empresarial como o SAP
Com a variedade de tecnologias disponíveis no mercado, não faz sentido realizar todos os processos de gestão financeira manualmente, não é mesmo? Esta prática não só exige muito tempo e esforço das suas operações, como também acarreta o risco de erros e falhas. O ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistema de gestão empresarial é um excelente aliado para automatizar e simplificar a gestão do seu negócio. Esse tipo de solução centraliza as informações de diversas áreas da empresa, como finanças, vendas, logística e marketing, em um único sistema que facilita a geração de relatórios e a análise dos resultados do negócio, proporcionando uma visão completa da sua situação financeira.
Com o SAP Business One, você tem diversos recursos, como:
Contabilidade
Automatize a execução de todos os principais processos contábeis, como lançamentos contábeis, contas a receber e contas a pagar.
Controlling
Gerencie o fluxo de caixa, rastreie ativos fixos, controle orçamentos e monitore custos de projeto com maior precisão e eficiência.
Gestão de ativos fixos
Simplifique a gestão de ativos fixos com uma função virtual, eliminando a necessidade de entrada manual repetitiva de dados.
Serviços bancários e conciliação
Processos, conciliações, extratos bancários e pagamentos com mais rapidez usando vários métodos, como cheques, dinheiro e transferências bancárias.
Relatórios financeiros e análises
Crie relatórios padrão ou personalizados com base em dados em tempo real para melhorar o planejamento dos negócios e os processos de análise de auditoria.