Computação Quântica

Descoberta do Google para Computação Quântica

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

A transformação digital está cada vez mais próxima de um novo marco na história, dessa vez, através da Computação Quântica.

Pesquisadores do Google revelaram novo avanço para chegar a computadores quânticos funcionais. De acordo com a publicação na revista Nature, a pesquisa avança sobre técnica de contenção de erros em computadores quânticos. Para Hartmut Neven, líder em computação quântica do Google, “Daqui muitos anos, os cientistas serão capazes de usar computadores quânticos livre de erros para aplicações em larga escala. Eles serão muito maiores do que os atuais, compostos por milhões de qubits. Mas tem um porém: essas unidades básicas precisam ser boas o suficiente, do contrário o sistema será sobrecarregado por erros”.

Enquanto na computação clássica a informação é armazenada e processada na forma de bits, que podem ser representados por 0 e 1. Quando falamos de computação quântica, os chamados qubits, ou bits quânticos, podem assumir inúmeros estados entre 0 e 1, fenômeno que o setor chama de superposição

Apesar de representar avanço para a tecnologia, os qubits são bastante instáveis e permanecem em estado de superposição por pouquíssimo tempo, o que dificulta realizar os cálculos necessários na solução de grandes problemas. A boa notícia é que, na nova pesquisa do Google, os físicos conseguiram reduzir a taxa de erros dos cálculos, o que permite aumentar o código quântico de computadores. A descoberta do “código de superfície” revela que é possível diminuir erros durante o crescimento das unidades de um qubit lógico, tornando-o mais estável.

As novas descobertas do Google representam a evolução da tecnologia, permitindo que uma tarefa complexa, que levaria anos para um computador tradicional executar, com o computador quântico, aconteça em segundos.

Para alcançar os anseios planejados pela organização, que consiste em construir uma máquina de um milhão de qubits, Neven afirmou que será essencial utilizar a “correção quântica de erros”. Explicou ainda que com a taxa de correção mais baixa, o caminho para a construção de máquinas mais robustas fica mais próximo. “Com o cuidado necessário, podemos produzir os qubits lógicos necessários para um computador quântico com correção de erros em alta escala”.

Talvez essas informações não façam muito sentido para nós hoje, mas já podemos observar um pensamento otimista na comunidade científica da inovação e tecnologia que aumenta as chances de obtermos soluções mais rápidas e precisas em breve.

Enquanto isso, aqui na SPS Group, trabalhamos para oferecer os melhores produtos com tecnologia avançada voltada para o mundo corporativo. O SAP Business One é um software com inúmeras funcionalidades que integra os dados de todos os setores da empresa, gerando muito mais autonomia para a gestão, com otimização de processos operacionais e administrativos, além de reduzir as chances de erros manuais.

Fale com um consultor SPS e saiba como o sistema de gestão integrado (ERP) pode ajudar a sua empresa a crescer mais rápido.

 

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?