É evidente que vivemos em um momento fortemente marcado pela tecnologia e pelas estruturas virtuais. Estamos na chamada Era Digital, um período em que os recursos tecnológicos se tornaram parte fundamental da vida das pessoas e do cotidiano de empresas de grande, médio e até mesmo de pequeno porte. Mas afinal, sua empresa está incluída nesse processo? Em que estágio da transformação digital seu negócio está?
Atualmente, estamos presenciando uma fase aguda nesse processo de transformação, não apenas nos segmentos institucionais, empresariais e industriais, mas também nas atividades cotidianas dos indivíduos, tanto no ambiente doméstico, quanto nos espaços profissionais.
Nesse período, é claro o protagonismo do ciberespaço, esse lugar construído através de estruturas digitais e tecnológicas.
Investimentos na transformação digital crescem em todo mundo
É um fato que a transformação digital é uma tendência concreta e progressiva. Distintos segmentos do comércio, da indústria e do ramo de serviços vêm ampliando consideravelmente o uso de ferramentas tecnológicas, em diferentes etapas do negócio.
Diversos dados revelam o crescimento contundente dos investimentos de empresas do Brasil e de vários países no processo de transformação digital.
Em 2020, de acordo com a análise da Corporação Internacional de Dados (IDC), mais de 30% das 2 mil principais empresas do mundo vão investir aproximadamente 10% do seu orçamento em recursos digitais. Entre 2019 e 2020, cerca de U$ 380 bilhões movimentarão a chamada “economia digital”.
Conhecer o mercado e planejar o processo de transformação digital
Certamente, o primeiro passo no processo de transformação digital é conhecer e analisar muito bem o mercado de atuação de sua empresa. Antes de modificar efetivamente o modelo de negócios, é fundamental compreender o cenário de atuação dos concorrentes, bem como, avaliar quais são as ferramentas tecnológicas disponíveis e adequadas para os objetivos de cada instituição.
Após essa avaliação do mercado, é preciso planejar com bastante cuidado o processo de transformação digital. Identificando, por exemplo, quais são os pontos que precisam ser alterados com urgência e quais os benefícios e custos dos novos procedimentos e recursos.
Nesse momento, também já é muito importante começar a investir no treinamento do pessoal.
Esse planejamento é um passo absolutamente fundamental para uma redefinição do modelo de negócios, que passará a ser permeado pelas estruturas tecnológicas e digitais.
Incorporação efetiva das ferramentas tecnológicas e avaliação dos resultados
Em um estágio mais avançado, as organizações passam a utilizar concretamente os recursos e as ferramentas tecnológicas, em diversas etapas do negócio.
Para isso, certamente uma série de modificações e de otimizações foram arquitetadas na empresa para acompanhar as transformações do mercado e da própria sociedade.
Nesse momento, a empresa já está adotando a transformação digital como elemento crucial do negócio. Ferramentas como softwares e até mesmo inteligência artificial se tornam parte fundamental da estrutura da organização e cumprem um papel decisivo naquele modelo de negócios construído a partir da transformação digital.
Diante desses novos recursos e procedimentos, é preciso avaliar os resultados do processo de transformação digital. Essa avaliação ajuda a medir os benefícios do investimento e também a planejar novas ações.
Está precisando de ajuda para promover a transformação em seu negócio? Nós da SPS Group podemos te ajudar, entre em contato conosco para saber mais!
FONTE: ITS Tecnologia