A sigla ESG significa Environment, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança no português, é um termo comum entre empresas de capital aberto que buscam se destacar, e tem recebido atenção e relevância em noticiários, na indústria e na alta gestão.
Assim como o ESG, a corrida pela transformação digital está a todo vapor. Mas você sabe os impactos e a importância do ESG e conhece a relação dessa sigla com a tecnologia? Continue a leitura para descobrir e saber como implementar cada uma delas na sua empresa.
ESG
O ESG, também conhecido como ASG em português (Ambiental, Social e Governança), refere-se aos três pilares das boas práticas de mercado adotadas por empresas sustentáveis. É um aspecto importante da sustentabilidade que se tornou um foco central no início dos anos 2000. Ele abrange práticas de governança justas e transparentes, impacto ambiental ao longo da cadeia produtiva e responsabilidade social das empresas para além da simples geração de lucro.
O termo foi usado pela primeira vez em 2004, durante reuniões da ONU que destacavam a necessidade de políticas abertas por parte das empresas. Na época, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, sugeriu em carta aberta a 50 CEOs essa preocupação e a adesão em relação ao ESG.
De acordo com o relatório “Who Cares, Wins” (Quem se Importa, Ganha), as estatísticas demonstram que empresas preocupadas com seu impacto social, ambiental e de governança nas comunidades em que atuam tendem a ser mais lucrativas. Escolher o ESG, portanto, não é apenas uma questão de princípios, mas também pode resultar em maior rentabilidade.
Pilares do ESG
Ambiental (Environment)
Diz respeito às práticas organizacionais em relação à preocupação com a cadeia produtiva e seu impacto no meio ambiente, ou seja, sua atuação sobre assuntos como poluição do ar e água, emissão de carbono, desmatamento, aquecimento global, entre outros;
Social
O aspecto social representa a forma como a empresa lida com as pessoas – colaboradores e sociedade. Aqui, são considerados aspectos como diversidade de cargos e de cargos de liderança entre minorias étnicas e de gênero, proteção de dados dos clientes, remuneração da equipe, respeito à legislação trabalhista, etc.;
Governança (Governance)
Já a governança diz respeito às práticas éticas e transparentes da administração da organização e sua conduta corporativa, compreendendo a relação com governos e acionistas, políticas anticorrupção e a disponibilização de canais de denúncia.
Incorporar o ESG na sua empresa é fundamental para atrair novos investidores, que utilizam esses três pilares como critérios para avaliar se uma empresa adota práticas sustentáveis e gera impactos financeiros, sociais e ambientais positivos. Esses critérios ajudam a determinar se a empresa é uma opção viável de investimento ou não.
Leitura recomenda: Como a tecnologia favorece o ESG?
Leitura recomendada: Entenda as práticas ambientais, sociais e de governança que ajudam nos processos da sua empresa.
O que sua empresa precisa para ser ESG
Adotar práticas de ESG não é simplesmente seguir uma lista de melhores práticas, uma vez que essas listas mudam frequentemente e não são adequadas para garantir uma gestão eficiente. A melhor maneira de cumprir os critérios ESG é através da implementação de uma indústria 4.0, com um sistema integrado de dados que mapeie previamente os pontos de desperdício e otimização de recursos, evitando emergências.
Essa otimização é fundamental para os aspectos ambiental e de governança, além de contribuir para a correta alocação de recursos no aspecto social.
Quais as vantagens para a empresa?
Desempenho financeiro
Uma das formas de cumprir o pilar de redução de consumo impróprio de matéria-prima no ESG é através da integração de ERPs eficientes, que resulta em uma redução de custos para a empresa e minimização do impacto ambiental.
Fazer parte da indústria 4.0 ajuda na adoção de práticas mais conscientes para melhorar a eficiência financeira do negócio, evitando desperdícios e garantindo um melhor aproveitamento de recursos, não apenas em relação à preservação ambiental, mas também à gestão do capital humano, que resulta em maior engajamento por parte dos colaboradores, evitando altos índices de turnover, que geram gastos desnecessários.
Leitura recomendada: Entenda como evitar o desperdício de recursos na sua empresa
Imagem da Marca
A imagem da marca é a primeira e a que mais se prolonga em termos de impactos ESG. Essa reputação passa de meramente simbólica para maior participação no mercado, com atração de investidores que têm como obrigatoriedade a aquisição de ações, fazendo com que o dinheiro seja um impulsionador de negócios.
Fidelização do consumidor
Com o crescimento do consumo consciente, cada vez mais as pessoas buscam empresas com bons posicionamentos de marca para investir ou consumir seus serviços e produtos. Principalmente as gerações mais novas preferem comprar de marcas sustentáveis e, ao adotar práticas de ESG as empresas tendem a fidelizar seus clientes e, consequentemente aumentar o faturamento.
Sustentabilidade
A sustentabilidade empresarial consiste na habilidade de uma empresa crescer de forma contínua, sem esgotar os recursos que a sustentam. Dessa forma, a sustentabilidade não é apenas uma questão de preservação ambiental, mas também uma oportunidade de crescimento a longo prazo para a empresa.
Investindo em matéria-prima sustentável e renovável, a organização ganha exponencialmente em competitividade frente aos seus concorrentes no mercado, além de atrair talentos mais engajados com a cultura organizacional, tornando-a verdadeira líder de seu segmento.
Tecnologia ERP na adoção de boas práticas de ESG
A adoção de boas práticas de ESG requer o estudo e a análise de dados do negócio para que todo o ecossistema da empresa esteja preparado para receber as novas ações. A integração de diversas fontes de dados possibilita a identificação de gargalos nos processos operacionais, tornando visíveis os setores com mais desperdícios e ineficiências. Nesse contexto, as tecnologias ERP surgem como grandes aliadas do ESG, uma vez que reúnem as informações da empresa em um ambiente unificado, oferecendo dados precisos para a tomada de decisões mais inteligentes e sustentáveis.
Como um ERP pode colaborar nas práticas ESG
Um sistema ERP, como o SAP Business One, é capaz de fornecer uma visão geral do negócio, identificando desperdícios e erros operacionais que impactam a produtividade e o capital da empresa. Além disso, ele permite uma gestão de pessoal mais eficiente, baseada em mérito e habilidades pessoais para uma eventual promoção, em vez de considerar apenas as características físicas.
No entanto, no âmbito da governança, os benefícios são ainda mais significativos. A transparência e facilidade de leitura dos dados promovidos por um sistema ERP aumentam a capacidade de uma empresa de ter clareza sobre suas movimentações financeiras internas.
Para implementar as práticas ESG com um ERP, é importante entender todas as funcionalidades do sistema, as métricas relevantes para governança, social e ambiental, bem como as fragilidades inerentes do modelo de negócios. Além disso, deve-se decidir quem será responsável por lidar com o ERP, se uma equipe de ESG ou se será de uso difundido em toda a empresa.
Ao optar pelo primeiro modelo, um grande volume de informações estará nas mãos de quem sabe interpretá-las, mas elas não serão diretamente responsáveis pelas melhorias. Já no segundo modelo, há o risco de perder bons aspectos que precisam de melhorias, mas os dados estarão nas mãos de quem pode fazer a diferença.
Seja qual for a demanda da organização, a SPS Group tem a solução ideal para a implementação de um sistema ERP adequado para o cumprimento da agenda ESG em conjunto com a transformação digital, tornando a empresa um ativo de inovação, tecnologia e produtividade.
Nossos consultores são certificados SAP, a líder do mercado em tecnologia de gestão integrada, e estão preparados para oferecer as melhores soluções de gestão empresarial. Conheça a SPS Group e tenha dados adaptados para ESG no setor de tomada de decisão, e garanta espaço no cenário corporativo sustentável.