Gestão

Estrutura Organizacional Funcional da empresa, seu conceito e como aplicar

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Você sabe qual é a estrutura organizacional da sua empresa? Entender como o trabalho está sendo executado e se existe bom aproveitamento dos recursos, humanos ou financeiros, faz a diferença na hora de analisar os resultados. Para ajudar nessa missão, trazemos hoje uma das metodologias que podem ser empregadas no negócio, a estrutura funcional. Continue a leitura para entender seu conceito e como aplicar.

O que é Estrutura Organizacional Funcional?

Utilizada pela maioria das empresas, a Estrutura Organizacional Funcional é embasada na qualificação do trabalho, com a divisão dos departamentos e setores conforme a execução de cada área e função. Essa divisão permite apontar as atividades que serão realizadas pelos colaboradores em seus respectivos setores, com hierarquias e processos definidos.

Ao escolher aplicar a estrutura organizacional, a empresa garante uma visão mais ampla sobre como os recursos estão sendo distribuídos pelas áreas e também, seu progresso para atingir objetivos estratégicos, considerando a praticidade de comunicação entre as equipes.

Apesar dessa metodologia se apresentar com uma certa padronização, é possível adequá-la às próprias configurações do negócio. Essa inovação organizacional combina os benefícios da estrutura com as possibilidades oferecidas em novos modelos, promovendo autonomia dos departamentos e formação de equipes mistas.

Atualmente, esse modelo sólido de gestão é considerado a base para iniciar uma empresa, entre seus principais benefícios estão:

  • Especialização e capacitação de colaboradores quanto de membros da gestão;
  • Harmonia no trabalho com redução de conflitos, tornando as equipes autogerenciáveis;
  • Padronização de processos que reduz erros e desperdícios;
  • Descentralização das informações que permite maior autonomia das equipes;
  • Maior engajamento dos colaboradores a partir do entendimento da importância do lugar que ocupam na organização.

 

Como aplicar a Estrutura Organizacional Funcional na sua empresa

Antes de mudar os processos de cada setor da sua empresa, é preciso avaliar quais atividades devem ser desempenhadas, e como o quadro de colaboradores atual pode atender a demanda. Esse trabalho cabe aos gestores, seja em conjunto ou cada qual com sua área.

Um bom planejamento evita que dois ou mais departamento realizam a mesma função, o que gera desperdício de recursos e ainda pode gerar conflitos. Também evita a ocorrência de lacunas, tarefas importantes que não estão sendo realizadas.

Além do estudo detalhado das necessidades de cada setor, para que a aplicação da estrutura funcional seja efetiva, é necessário investir em capacitação; incentivar a troca de conhecimento entre colaboradores e gestores a fim de trazer inovação para a empresa.

Algumas das medidas para a capacitação das equipes são treinamentos, workshops, cursos de curto e médio período e outras ferramentas que melhoram as habilidades atuais dos colaboradores, aumentando o desempenho das atividades na empresa e os capacitando para alcançar seus próprios objetivos.

É importante também, adotar medidas que permitem que a empresa tenha uma estrutura aberta e passível de mudanças rápidas. O Design Thinking é uma das alternativas e contribui não só para a adaptação aos novos cenários, mas também protege a organização contra o surgimento de imprevistos e desafios.

Ao passo em que a empresa se estabiliza, contar com um sistema ERP garante comunicação fluída, descentralizando as informações, o que facilita a interação entre os times. Atualizações em tempo real que contribuem para melhor gestão de recursos, reduzindo os erros e os desperdícios.

Com o SAP Business One, a gestão garante controle completo de todos os procedimentos. As principais vantagens de contar com um sistema integrado de gestão empresarial são:

  • Fluidez nos processos;
  • Aumento das vendas;
  • Visão ampla da empresa;
  • Centralização do controle;
  • Flexibilidade;
  • Melhoria na gestão;
  • Mobilidade.

 

Conclusão

A Estrutura Organizacional Funcional é uma metodologia que visa reduzir custos, ganhar eficiência e diminuir os conflitos sobre as responsabilidades de setores e a função dos colaboradores dentro de uma empresa. Entretanto, os benefícios vão além destes citados no artigo. Na prática, traz muitos outros frutos que aumentam a produtividade, geram mais lucros e mantém a empresa funcionando de maneira sustentável.

Para alcançar o sucesso com a adoção de uma estrutura funcional, é necessário contar com gestores qualificados tanto em aspectos técnicos quanto em habilidades sociais (hard e soft skills), sendo capazes de “traduzir” as decisões gerais para o campo das atividades específicas. Dispor de ferramentas tecnológicas que oferecem praticidade na execução das tarefas diárias agiliza o processo de adaptação aos novos cenários e minimiza os erros de operação e produção.

 

Conte com o ERP da SAP para fortalecer os processos da sua empresa e garantir melhores resultados. A SPS Consultoria oferece assistência completa para implantação da tecnologia SAP Business One e suporte funcional para as empresas.

Confira os benefícios de ser um parceiro SPS, clicando aqui.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?