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Fatores para a tomada de decisões dentro de uma indústria

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SPS Grop

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Encontrar soluções para determinadas questões não é nada fácil, especialmente quando o processo de decisão deve ser realizado com precisão dentro de uma indústria. Pensando nisso, precisamos admitir que algo deve ser feito para tornar esse processo mais assertivo.

Confira a seguir nossas principais dicas para melhorar a tomada de decisões dentro da sua empresa, identificando alternativas relevantes para aplicar o que melhor atende os objetivos da indústria!

1. Dados e informações

As informações e as decisões andam de mãos dadas. Isto é, para realizar com maestria qualquer processo de escolha, você primeiro precisa entender qual é o cenário.

A tomada de decisões de uma empresa torna-se assertiva quando a equipe sabe equilibrar comunicação e informação estrategicamente. Assim, é necessário que um sistema de gestão seja implantado, a fim de reunir os dados e informações em um só lugar.

Por esse motivo, o sistema ERP nitidamente se destaca. Afinal, um software de gestão classifica tudo o que é imprescindível para sua empresa. Como a área de setor de compra e venda, emissão de notas, controle financeiro, entre outros.

2. Confiança na equipe

O que é uma indústria sem a confiança entre a equipe? Talvez, à princípio, você considere este tópico demasiado óbvio, mas a verdade é que a falta de confiança é um dos principais causadores de erros graves dentro da empresa.

Quando não há confiança, a comunicação é prejudicada e, assim, o processo de decisão é frequentemente realizado de forma injusta, precipitada e/ou demorada.

Para fortalecer a confiança entre os membros de sua equipe, experimente criar reuniões ocasionais para promover a comunicação, além de sempre reforçar os objetivos da empresa aos trabalhadores, criando um senso de propósito e compromisso em cada um.

3. Mapeamento de riscos

Para facilitar o processo de decisão de uma empresa, é fundamental que esta tenha um mapeamento de riscos estabelecido. Seja uma empresa pequena, seja grande, cada uma delas deve saber reunir os riscos mais recorrentes para aquele negócio, e assim estar preparada para qualquer variável que venha a surgir.

Veja a seguir as principais áreas que devem ser mapeadas:

  • Riscos operacionais
  • Riscos financeiros
  • Riscos regulatórios
  • Riscos organizacionais

Para evitar o surgimento de imprevistos, reúna sua empresa a fim de erguer cada um dos tópicos acima. Você pode discutir ou realizar um bate-papo visando documentar os problemas, reclamações ou imprevistos frequentes. Além de ponderar sobre os riscos que ainda não aconteceram, mas se configuram como uma possibilidade futura.

4. Definição clara de uma meta

Quando há um objetivo claro e bem estabelecido entre uma equipe, a tomada de decisões se torna mais simples e assertiva.

Para determinar metas eficientes, o que você pode fazer é entender onde deseja chegar, qual é o cerne da empresa e, consequentemente, o que o time precisa fazer para evoluir.

Organize cada um desses três pontos e trace uma meta que esteja visível para todos. Para facilitar todo esse processo, lembre-se da importância do ERP na resolução de problemas e na implementação de uma estratégia consistente de gestão empresarial!

Você verá como o compromisso da equipe crescerá com todos esses tópicos em ação.

 

 

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