SAP/ERP

Gestão Hospitalar com SAP: como otimizar a administração hospitalar

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Embora seja comum achar que a gestão hospitalar possa ser realizada por qualquer administradora, na prática, essa afirmação não condiz com a realidade do sistema de saúde.

Responsável pelo planejamento, organização e gerenciamento geral de hospitais, unidades de saúde, clínicas, laboratórios e serviços complementares de saúde, a gestão hospitalar precisa de uma administração que não admita erros nem ambiguidades. São em períodos caóticos, como os de pandemia, que fica evidente a importância da integração de informações e rapidez na geração dos dados.

Além desse desafio, o papel da gestão inclui o controle financeiro, gestão de recursos e pacientes, e desenvolvimento e implantação de ações de crescimento e gerenciamento de colaboradores.

Para garantir uma administração focada e gerar bons resultados, é necessário buscar estratégias empresariais que permitem otimizar os processos, descentralizando as informações para obter ganhos a nível financeiro e humano.

 

Importância da Gestão Hospitalar

Uma boa gestão é imprescindível para que empresas, independentemente de seu segmento, possam gerenciar e controlar os processos do dia a dia.

Em um ambiente hostil, como o hospitalar, que é envolto por situações de estresse e pressão, responder de maneira rápida e eficiente garante qualidade dos serviços, a satisfação dos pacientes e, consequentemente, um bom faturamento.

Para tanto, é fundamental que todos os setores estejam em perfeita harmonia, sem ruídos de comunicação entre as equipes. Nesse cenário, é essencial contar com um sistema de integração de dados (ERP), que permite a descentralização das informações, mantendo as equipes atualizadas, respeitando e seguindo padrões para que os processos sejam uniformizados.

Em um mercado onde as empresas de saúde movimentam mais de R$ 15 bi em aquisições, segundo dados da Santis, contar com uma ferramenta que integra todos os dados e processos da organização em um único sistema favorece a sustentabilidade financeira no médio e longo prazos.

Como o SAP Business One ajuda na gestão hospitalar

Sendo o SAP Business One uma ferramenta que reúne diversas funcionalidades para gerenciar um negócio, sua estrutura versátil e módulos customizados de acordo com as necessidades do ambiente hospitalar permite uma visão panorâmica de toda a empresa.

A integração de dados entre os setores garante uma administração organizada e focada no desempenho das atividades, por meio de processos automatizados e dados precisos que contribuem para tomadas de decisões mais assertivas e redução de desperdícios.

Em tempos de pandemia, essa solução se mostrou mais do que necessária para manter os serviços médicos à disposição da comunidade. A adaptação de ações e recursos hospitalares em cada etapa na luta contra a COVID-19, dependeu, muitas vezes, da integração de informações.

A maioria das empresas que optou por utilizar um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) adaptado às necessidades do centro médico conseguiram resolver problemas envolvendo processos, o que resultou em ações mais efetivas de gestão e procedimentos médicos.

Vantagens do ERP para a gestão hospitalar 

  • Segurança no armazenamento dos dados;
  • Agilidade no acesso às informações;
  • Aumento da produtividade;
  • Rapidez para gerar relatórios;
  • Redução de erros;
  • Evita falhas na comunicação;
  • Reduz significativamente os gastos.

 

A área da saúde é um dos setores que mais avançam na tecnologia quando se trata de insumos, medicamentos e equipamentos para diagnóstico e tratamento de doenças.

Seguir esse processo evolutivo também na sua administração é fundamental para seguir um planejamento que proporcione o crescimento sustentável dos negócios.

Para isso, o SAP Business One oferece ferramentas de integração e processamento de dados, em tempo real, que geram relatórios com foco em tópicos considerados importantes para melhorar performances e potencializar os negócios.

Com implementação descomplicada e rápida, a SPS Group conta com uma equipe especializada para cuidar de cada necessidade da sua gestão hospitalar.

Fale com nossos consultores certificados SAP e descubra as melhores soluções para sua empresa.

 

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?