Não é segredo que o universo corporativo ainda está se esforçando para compreender a Indústria 4.0 como um todo, e nesse processo o surgimento de divergências é inevitável.
Embora a Indústria 4.0 apresente características essenciais para o mercado atual, alguns desafios se desdobram como consequência, por esse motivo é importante que os conheçam e estejam preparados para lidar com eles.
Conseguimos visualizar quatro grandes desafios principais, tais quais têm sido frequentemente debatidos com o propósito de identificar a melhor forma de contorná-los.
Confira a seguir!
1. Tempo de lançamento de produtos
O primeiro desafio trata-se do desenvolvimento acelerado de produtos; isto é, reduzir o tempo de lançamento de produtos.
Lançar versões novas do seu produto e adaptá-lo para atender o mercado é uma tarefa complexa, porém necessária, já que a manutenção do valor do seu produto deve se posicionar à frente da concorrência.
Para superar tal desafio, é necessário implantar melhorias no setor de engenharia de produtos da sua empresa. Ou seja, a “adição” de tecnologias não tradicionais é importante para contornar alguns problemas, como o uso de ferramentas de análise e gestão para categorizar o que já foi feito, o que está pendente e o que precisa ser executado. Dessa forma, as informações não são perdidas, mas sim armazenadas e usadas para acelerar o processo de lançamento de novos produtos.
Sua empresa usa algum sistema de gestão?
2. Novo modelo de negócio
A criação de um novo modelo de negócio é, sem dúvida, um dos principais desafios enfrentados pela indústria. Isso acontece porque é necessário repensar o objetivo, a situação financeira e a estrutura necessária para esse novo modelo.
Para criar esse modelo de negócio, questões específicas precisam ser analisadas.
São exemplos:
- Análise dos lucros empresariais nos últimos doze meses
- Análise apurada sobre a performance e/ou eficácia dos produtos antigos
- Busca por brechas no sistema de negócio atual
- Compreensão por parte da equipe sobre os maiores objetivos da empresa
Tudo isso é nitidamente relevante quando o assunto é “seguir à frente” e “criar algo do zero”. A melhor maneira de superar esse desafio é – além de seguir os tópicos acima – analisar as margens de risco e as variáveis resultantes desse novo modelo de negócio.
3. Rigidez à transformação digital
De maneira geral, inúmeras organizações apresentam clara restrição ao setor industrial de suas empresas a inserção no tema Indústria 4.0. Dessa forma, os benefícios oferecidos por essa nova indústria são frequentemente negligenciados por essas empresas. Por que isso se configura como um desafio, afinal?
Isso pode acontecer por inúmeros motivos, inclusive a hesitação por partes das empresas ao abrirem portas para a transformação digital, já que ela oferece conceitos e possibilidades diferentes do que o habitual.
No entanto, para que a indústria seja capaz de multiplicar seus resultados, é indispensável que esta considere a transformação digital e, como consequência, abra portas para um novo sistema de gestão tecnológica, a fim de padronizar e estruturar processos, prevendo diversos sinais de risco e se preparando para agir com antecedência. Um sistema de ERP, por exemplo, é o melhor caminho para essa transformação.
4. Gestão superficial
Esse é um comum problema na Indústria de Manufatura, embora seja fato de que a maior parte das empresas se esforça para esconder as brechas de seu negócio.
No entanto, esconder ou mascarar as complicações não as torna irreais, de modo que uma análise sobre o esquema de gestão atual deve ser realizada o quanto antes. Uma maneira concreta e segura de superar os desafios relacionados à gestão é, com certeza, implantar um sistema ERP. Isso porque esse Planejamento de Recursos Empresariais torna possível armazenar todos os dados fundamentais em um único sistema, promovendo uma maior organização, facilitando a comunicação e, por fim, aumentando consideravelmente a produtividade da empresa.
Você já conhece os benefícios que o ERP pode oferecer a você? Fale conosco para entender minuciosamente o funcionamento desse sistema.