Você sabe o que é a logística reversa? Se a resposta for não, continue acompanhando este artigo para descobrir!
Em suma, a logística reversa cuida do retorno do produto, embalagem ou material para a empresa. Tal conceito vai de encontro ao crescimento da preocupação de empresas e pessoas em relação à sustentabilidade ambiental! Isto é, enquanto a logística torna possível o envio de produtos e mercadorias para qualquer parte do mundo, a logística reversa é a responsável por cuidar do resíduo pós consumo.
O número de produtos prejudiciais à natureza é nitidamente crítico; produtos esses que interferem diretamente na saúde, bem estar e qualidade de vida do ser humano.
É por esse motivo que a aplicação da logística reversa deve, sim, estar em seus planos. Além de uma admirável maneira de criar uma imagem positiva para sua empresa, essa iniciativa é um grande passo de responsabilidade ambiental.
Continue lendo para compreender seus benefícios e como aplicar!
Benefícios da logística reversa
Todos que estão familiarizados com o termo e a prática da logística reversa, sabem por certo que ela causa um impacto muito importante na preservação do meio ambiente e, claro, redução dos riscos à saúde da população.
Além de tudo isso, ela engloba diversos outros benefícios para a indústria! Veja só:
-
Redução de custos
Sim, ao trabalhar com a logística reversa de maneira correta e planejada, você contempla uma clara redução de custos. Isso acontece porque, ao estabelecer o reaproveitamento de matéria-prima para o desenvolvimento de outros produtos, você passa a ter o custo de produção e compra reduzido!
-
Imagem corporativa
Embora a aplicação dessa política não deva ser resumida a esse único benefício, precisamos considerá-lo! Afinal, uma empresa que aposta em logística reversa tende a ser mais querida e admirada pelos seus consumidores.
-
Melhora na produção
Não, esse tipo de logística não é aplicado somente após o consumo. A partir do momento que você acompanha o volume de produtos que são devolvidos por razão de defeitos, insatisfação ou erros de gestão e transporte, você tem a oportunidade de identificar os problemas e, assim, melhorar o processo de produção.
Como aplicar a logística reversa corretamente
Ótimo, agora você compreendeu o que ela é, como funciona e seus principais benefícios. Mas a parte mais importante está bem diante dos seus olhos: como aplicar tal conceito na realidade do seu negócio?
A logística reversa é importante e deve ser acolhida por todas as indústrias, utilizada por empresas de todos os segmentos e tamanho; sem contar, é claro, as empresas que têm seu uso obrigatório, parte do setor que cuida de produtos de alto perigo!
Mas afinal, vamos aprender como aplicar e tornar isso o diferencial da sua empresa?
-
Política de troca e devolução
Para efetuar a devolução de mercadorias, a sua empresa precisa conhecer os métodos e critérios para que isso aconteça com clareza. Inclusive, é necessário saber as formas de compensação para o cliente.
Essa política precisa determinar como cada processo de devolução deve ser cumprido, como o frete, a nota fiscal, a destinação, o estado do produto.
-
Treinando seu time
Esse é o momento em que sua equipe deve ser devidamente treinada. Nesse tempo em especial, é importante que sua equipe deva entender completamente o que deve ser feito, analisar os casos e decidir se deve, ou não, aceitar a devolução.
Certo, depois disso, o que fazer?
-
Informe seus clientes
De nada adianta ter todo um protocolo de logística reversa preparado se seus clientes não estiverem cientes disso. É por isso que você precisa, a partir do momento que for instalado, notificar seus clientes da novidade!
Produza um conteúdo dinâmico para informá-los de todos os processos necessários para efetuar a devolução.
-
Controle financeiro
A logística reversa só trará o benefício da redução de custos se você souber controlar as entradas e as saídas dos produtos. Por isso, você precisa estar estritamente atento à gestão de processos, para que isso não afete negativamente sua empresa quando as devoluções começarem a acontecer do modo que você espera.
-
O auxílio do ERP na logística reversa
Um sistema de gestão integrada deve ser prioridade para você que deseja iniciar a aplicação da logística reversa. Isto é, com um ERP completo, você passa a ter visão de todos os processos de sua empresa, desde as compras, o estoque, as entradas, saídas, emissão de notas fiscais e mais!
Ao garantir uma visão ampla do seu negócio, você passa a gozar de todos os benefícios da logística reversa citadas ao longo do artigo.
Deseja saber mais sobre a implantação de ERP? Fale conosco!