Metaverso

O futuro das empresas, o metaverso e a igualdade de gênero

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

O futuro das organizações é online. Nessa aspiração em que mundos offline e online não competem, nem disputam, apenas se complementam em harmônica cooperação. A implementação de softwares tem sido essencial para o crescimento de empreendimentos mais seguros, confiáveis, com melhores oportunidades de negócios e de maneira igualitária. Neste contexto, como o metaverso e a execução de tarefas operacionais e administrativas impactam a igualdade de gênero?

A pandemia da Covid-19 impactou decisivamente o mundo do trabalho, como um todo, e especificamente as organizações, onde algumas funções passaram a ser on-line. Diante das dificuldades encaradas na pandemia, o distanciamento e o trabalho remoto afetaram desproporcionalmente as mulheres, com o aumento das atividades de casa e com os filhos, ainda tiveram que enfrentar o desemprego.

Para as empresas, a transformação digital já tem sido tópico constante em palestras, simpósios e outros eventos. A pandemia veio apenas acelerar a implementação de tecnologias em diversos setores, principalmente na indústria e no agro.

Como esse o cenário da Covid-19 e a falta de diversidade ou de igualdade de gênero repercutem no metaverso?

A igualdade – de gênero – é um dos assuntos mais abordados nos últimos anos. Apesar de ser um tema importante, a sociedade tem se debruçado sobre um enunciado normativo, sendo insuficiente para assegurar que pessoas em situações e pontos de partidas diferentes possam desfrutar das mesmas e equânimes condições para alcançar um tratamento igualitário perante a tecnologia e a sociedade.

No Brasil, é notória a crescente participação das mulheres no setor. Entretanto, de acordo com o Banco Mundial apenas 14,6% das mulheres brasileiras são licenciadas em programas de Tecnologia da Informação e Comunicação em nível superior.

Segundo um informe publicado pela McKinsey & Co., “as mulheres hoje estão excluídas dos papéis de liderança” que são fundamentais para criar e estabelecer padrões no metaverso. Esse movimento vai contra os discursos de igualdade e a real situação do mercado, uma vez que as mulheres passam mais tempo nas primeiras interações do metaverso e é mais provável que encabecem iniciativas de internet, entretanto, os homens ainda ocupam 90% dos cargos executivos nas organizações que forjam esta economia emergente.

A tecnologia não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta para ideias e soluções que agregam valor para as empresas e às pessoas. Fala-se em construir um novo universo on-line, um metaverso, mas nesse debate e nessa corrida pouco se tem discutido sobre a construção de um ambiente mais seguro e menos hostil à mulher, mais inclusivo, representativo e igualitário na perspectiva de gênero.

Para diminuir essa lacuna que ultrapassa os limites dos aspectos culturais, dentro e fora das organizações, a SAP em parceria com a Coursera disponibilizaram cursos gratuitos que promovem habilidades digitais da SAP com o objetivo de quebrar barreiras e estereótipos, e alcançar aqueles que estão atualmente sub-representados na tecnologia.

Após a conclusão de um curso e graças ao patrocínio da SAP de 10 mil vales de exame gratuitos, essas pessoas podem obter a desejada Certificação SAP – um bilhete de entrada para um emprego seguro e bem remunerado dentro do setor.

Para conferir todos os cursos ofertados pela SAP, acesse SAP Learning Journeys.

Quer ajudar mais mulheres a participar da transformação digital dentro e fora das organizações? Compartilhe esse texto em suas redes sociais e envie àquelas que podem se interessar pelo assunto.

Na vida, às vezes, só precisamos de uma oportunidade para transformar a realidade de alguém.

 

Sobre a SPS Group

Somos Gold Partner da líder de mercado em sistema integrado de gestão (ERP), a SAP. Eleita a melhor consultoria SAP Business One da América Latina em 2022, oferecemos soluções do portfólio SAP, desenvolvemos internamente extensões tecnológicas adicionais ao SAP Business One para pequenas e médias empresas, e ainda, oferecemos a solução S/4 HANA para que as empresas operem de forma inteligente, com processamentos em tempo real, modelos de dados simplificados, automação, Machine Learning, análises preditivas e muito mais.

Nosso time é composto por mais de 146 colaboradores que estão divididos entre matriz (São José dos Campos – SP) e filiais (Belo Horizonte – BH, Curitiba – PR, Londrina – PR, Caxias do Sul – RS, Manaus – AM), todos os nossos consultores especialistas são certificados pela SAP, atendendo mais de 160 clientes em todo território nacional e internacional.

 

Para saber mais sobre nossas soluções, acesse nosso Site.

Siga a SPS Group nas redes sociais: @spsgrouperp

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?