SAP/ERP

Perguntas frequentes sobre o SAP S/4HANA

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Sabemos a complexidade de implementar uma nova solução de ERP para expandir seus negócios e construir seu próprio núcleo digital. Por isso, a SAP juntou os principais assessores estratégicos e especialistas em implementação de software SAP S/4HANA de toda a empresa e do ecossistema de parceiros para transmudar a maneira como as soluções de ERP são implantadas. Com esta experiência acumulada e serviços de consultoria, podemos ajudá-lo a explorar e implementar o SAP S/4HANA.

Não importa como é o seu perfil. Se você é novo no software e serviços SAP, é importante estar preparado para começar de novo.

Atualize seu sistema ERP atual ou procure simplificar seus negócios para adquirir valor mais rapidamente, maximizar seu investimento em tecnologia e minimizar ameaças.

O que é o SAP HANA ?

SAP HANA é uma plataforma de aplicação com o banco de dados na memória. Com várias operações de 10 – 100x mais rápida do que um banco de dados Oracle com o mesmo hardware. Isto permite uma simplificação no design e na operação, e também as aplicações de negócio são em real time. Os clientes podem iniciar a redução da complexidade de TI removendo a necessidade de multiple applications servers, bancos de armazenamento e implementações complexas de BI.

SAP HANA é somente uma base de dados ?

R: Não. Quando a SAP foi construir o HANA, eles idealizaram que na próxima geração de aplicações de negócio, gostariam de uma integração muito maior do que no passado.

SAP HANA contêm (fora da caixa) blocos para as aplicações da empresa. HANA pode ter cuidado com requisitos que poderiam ser servidos para várias camadas numa outra camada de aplicação, incluindo arquivos transacionais, base de dados de relatórios, camadas de integração, buscas, previsões e web. Tudo isto viu-se trabalhando fora da caixa, com uma simples instalação.

O que faz do HANA diferente ?

SAP HANA é diferente no design. Tudo é armazenado na memória, em formato de coluna e comprimido. O HANA é rápido, indexado e sumarizado. Materializar views e agregados não é requerido e isto pode reduzir a pegada de banco de dados em até 95%. Tudo é calculado sobre demanda, na mosca, na memória principal. Isto torna-se possível para companhias que rodam OLTP (On-line Transaction Processing) e aplicações analíticas na mesma instância e na mesma hora.

Se isso não for suficiente, a SAP adicionou uma série de coisas dentro do HANA para prover uma funcionalidade OLAP (On-Line Analytical Processing) virtual, virtualização dos dados, análise de textos, buscas, gráficos e web. Isto suporta padrões abertos tipo REST, JSON, ODBO, MDX, ODBC e JDBC.

Que software de desenvolvimento o SAP HANA utiliza ?

O SAP HANA tem dois ambientes de desenvolvimentos primários. O software principal é o HANA STUDIO, que é baseado em apache eclipse. HANA STUDIO permite ao administrador e ao desenvolvedor uma interface simples e extremamente efetiva. Isto é possível para criar todos os desenvolvimentos no HANA STUDIO. Tem também um editor web e um painel de administração baseado no APACHE ORION.

O que acontece se meus dados excedem o tamanho da minha memória ?

R: HANA sempre armazena dados no disco e carrega partes das tabelas do banco de dados sob demanda para a memória RAM. Quando a RAM está sobre carregada, HANA vai retirar partes das tabelas que foram usadas recentemente.

Num futuro release do SAP HANA temos a expectativa de ver armazenamento em disco transparente, onde aquecido, dados de valores mais baixos podem ser armazenados no TCO. Isto é chamado de hierarquização dinâmica.

Quais são as principais diferenças entre um sistema ERP tradicional e o SAP S/4HANA?

A grande vantagem do SAP S/4HANA é que todos os dados podem ser acessados em tempo real. Outra vantagem é a agilidade dos processos tradicionais também existentes no ERP. O sistema é capaz de reagir sozinho a “interferências externas”, como a identificação imediata de alterações de armazenamento que o sistema corrige por meio de reprogramação. Além disso, a nova experiência do usuário mostra as etapas mais importantes em uma interface totalmente baseada em funções. A quarta vantagem é que a solução está disponível tanto na edição em nuvem quanto no local, com rápidos ciclos de inovação na edição em nuvem.

O SAP S/4HANA agora está “completo”. Faz mais sentido implementar o SAP S/4HANA em uma etapa ou em várias?

Ambas as opções estão disponíveis. Os clientes podem atualizar da sua edição atual para SAP S/4HANA em uma única fase ou passo a passo. Isso depende do cenário do próprio cliente e da complexidade de seus aplicativos atuais. A SAP e seus parceiros ajudam os clientes a tomarem a melhor decisão na transição para o SAP S/4HANA e a planejarem o processo com o máximo de detalhes.

Quanto custam as soluções na nuvem e no local?

As soluções em nuvem geralmente exigem uma assinatura. Alguns elementos de custo, como gerenciamento de aplicativos, infraestrutura e software usado, já estão incluídos na assinatura. No entanto, os clientes sempre podem continuar usando sua licença local para SAP S/4HANA. Além disso, o banco de dados SAP HANA deve ser licenciado, como qualquer outro banco de dados.

Quanto tempo leva a implementação do SAP S/4HANA?

Obviamente é muito difícil generalizar, mas temos valores empíricos confiáveis para seguir: 75% dos clientes que migraram o SAP Business Suite on HANA existente como a primeira etapa importante para passar para o SAP S/4HANA concluíram em seis meses. É um resultado muito bom de migração para uma nova plataforma.

Algumas grandes empresas estão optando por projetos novos, por considerarem as inovações tecnológicas uma oportunidade de reconstruir completamente do zero suas estruturas de ERP. Reconstruir projetos a partir dos existentes também é uma opção: nessa abordagem, o cliente deixa sua estrutura de TI intacta, mas adota a nova tecnologia para enriquecê-la e aprimorá-la. Construir e reconstruir projetos naturalmente levam mais tempo, às vezes até vários anos. E a migração para o SAP S/4HANA é apenas uma parte desse projeto.

Quais são os requisitos para migrar para o SAP S/4HANA?

O caminho inicial é migrar para o SAP Business Suite on SAP HANA e, em seguida, implementar pacotes que contenham as simplificações. Atualmente, eles são fornecidos na forma de SAP Simple Finance, embora o SAP Simple Logistics esteja programado para ser lançado em breve e mais simplificações sejam fornecidas em 2015.

Você ainda tem dúvidas sobre a solução? Fale com nossa equipe.

 

Fontes:

http://abapbrasilis.blogspot.com/2015/05/perguntas-e-respostas-sobre-o-sap-hana.html

https://www.linkedin.com/pulse/15-perguntas-e-respostas-sobre-sap-s4-hana-caferico-manuel/?originalSubdomain=pt

https://news.sap.com/brazil/2015/05/o-que-e-sap-s4hana-13-perguntas-respondidas/

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?