Gestão de Pessoas

RH 5.0: uma nova era para a gestão de pessoas

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SPS Grop

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O departamento de Recursos Humanos (RH) tem passado por diversas mudanças ao longo dos anos, desde o surgimento do RH 1.0 até a atualidade, com o RH 5.0. Essa nova era se dá em decorrência das transformações sociais e digitais do mercado de trabalho e da sociedade como um todo, mas principalmente por causa dos avanços da tecnologia.

Trazendo um novo ponto de vista para as empresas e, principalmente, para os setores de recursos humanos, o RH 5.0 combina metodologias mais estratégicas com menos burocracia para o dia a dia das equipes. A partir de novas ferramentas, agora é possível otimizar processos corriqueiros e complexos e promover maior qualidade às jornadas de trabalho.

Nesse sentido, é importante entender o que é o RH 5.0, quais são os seus principais objetivos e como ele ajuda a revolucionar a gestão de pessoas, trazendo uma abordagem mais estratégica e focada no uso da tecnologia para gerenciar e desenvolver talentos.

O que é o RH 5.0?

O RH 5.0 é uma nova abordagem na gestão de pessoas que busca integrar tecnologia, pessoas e estratégia para promover o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, aumentar a produtividade e a competitividade da organização. Trata-se de uma evolução do RH 4.0, que já utilizava a tecnologia para automatizar processos e otimizar a gestão do capital humano, mas que ainda não integrava plenamente esses aspectos.

Com a implementação do RH 5.0 as empresas podem se dedicar mais na manutenção e retenção dos talentos, na melhoria do ambiente de trabalho e focar em priorizar a saúde física e mental do colaborador, além de ajudar todo o ecossistema a trilhar os caminhos para melhores entregas de resultados.

Agora, não é mais necessário perder horas com planilhas e documentos para fechar o mês com todos os dados em dia. O RH 5.0 oferece características que contribuem para a otimização do trabalho, com automação e digitalização de processos, a flexibilidade do trabalho manual e o engajamento dos funcionários da organização.

Como surgiu o RH 5.0?

O RH 5.0 surgiu em decorrência da necessidade das empresas de se adaptarem às novas demandas do mercado de trabalho. O foco desse novo modelo de recursos humanos é apoiar os interesses estratégicos dos negócios, incentivar o desenvolvimento profissional e ampliar a experiência do funcionário.

Acompanhando o advento da tecnologia, o RH 5.0 trouxe mais facilidade nos processos que duravam horas, agora são automatizados e processados em menos tempo.

Apesar do termo ter ganhado força recentemente, muitas soluções já são ofertadas no mercado para promover mais autonomia e praticidade às organizações, como é o caso do SAP Business One, que promove experiência completa para gestores que querem otimizar processos operacionais e administrativos, como o fechamento das folhas de ponto, por exemplo.

E as possibilidades não param por aí. Através de softwares especializados é possível gerar relatórios precisos em segundos, com todas as informações atualizadas em tempo real de forma rápida, prática e segura.

Quais os objetivos do RH 5.0 e como ele ajuda na gestão de pessoas?

O RH 5.0 tem como principais objetivos a valorização do capital humano, o desenvolvimento de competências, a cultura organizacional e a adoção de uma abordagem estratégica. Em outras palavras, o RH 5.0 busca promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde os colaboradores possam desenvolver suas habilidades e competências e se sentir valorizados e engajados.

Ao integrar tecnologia, pessoas e estratégia, a proposta do setor é oferecer uma gestão mais eficiente e humana ao mesmo tempo. A adoção de tecnologias como inteligência artificial, analytics e plataformas de gestão de talentos, por exemplo, permite automatizar processos e tomar decisões mais embasadas em dados, enquanto que a valorização do capital humano e a adoção de uma abordagem estratégica ajudam a alinhar os objetivos da organização com os interesses dos colaboradores.

Diferentemente do RH Operacional, em que a prioridade é concluir os serviços mais burocráticos de forma manual (folhas de pagamento, cálculo dos encargos trabalhistas, conferência das horas trabalhadas pelos funcionários), ocupando boa parte do tempo na rotina, o RH Estratégico opera diretamente com o capital humano, priorizando assuntos que envolvem os colaboradores, as atividades que compõem a jornada de trabalho e otimizam suas demandas, desde as mais simples às mais complexas.

Principais vantagens do RH 5.0

O RH 5.0 traz vantagens para a empresa por meio de processos automatizados e digitais, que reduzem falhas humanas, poupam tempo e otimizam os processos. Manter o foco na gestão de pessoas é um diferencial, com estratégias para melhorar a rotina de trabalho e manter o sentimento de pertencimento dos colaboradores, resultando na retenção de talentos, ativo valioso que deve ser evidenciado.

Tendências do RH 5.0

A característica mais perceptível do RH 5.0 no momento é a automação de processos, que seguiu com afinco as mudanças sociais e tecnológicas através da inteligência artificial e automatização de tarefas. Para que a experiência seja completa e positiva, as empresas precisam compreender os principais aspectos e necessidades dos negócios, sendo capazes de orientar as empresas fornecedoras de soluções para um projeto mais robusto e adequado aos seus desafios e interesses, obtendo tecnologias que atendem à demanda real.

Além disso, o RH 5.0 prioriza a gestão de pessoas, oferecendo feedback e treinamentos para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Melhorar o clima organizacional por meio do diálogo também é uma prática importante nesta abordagem.

Conclusão

Deu para perceber que a transformação digital pode acontecer em diversos setores de uma empresa, inclusive no de Recursos Humanos, melhorando a produtividade das equipes e proporcionando melhores condições de trabalho.

A verdade é que o mundo corporativo mudou, e se antes os processos operacionais eram o foco para alcançar o sucesso, hoje dá lugar à gestão do capital humano, colocando os colaboradores como ponto central da organização.

Através do desenvolvimento da experiência do colaborador, flexibilidade no ambiente de trabalho, incentivo ao engajamento e automação de processos, o RH 5.0 é capaz de promover mudanças significativas às empresas que adotam as práticas propostas por esse novo modelo de gestão.

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