Você já teve a sensação de que tudo ao seu redor estava conectado? Na verdade não é só uma sensação, quanto mais o tempo passa, mais as pessoas estão conectadas. E como tudo evolui, essa conectividade não fugiu do processo natural, ela também evoluiu. Hoje, além de pessoas conectadas, é possível conectar “coisas” e essa é a IoT.
A conectividade está transformando o mundo e o tornando cada vez mais tecnológico, e na indústria não é diferente. A IoT já ajuda milhares de empresas e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Afinal, o que é IoT?
Estar conectado já é parte do dia a dia do ser humano, se a gente acordar e passar algumas horas sem internet temos a sensação que estamos por fora das coisas e sem saber o que acontece no mundo, no IoT ou Internet das Coisas, acontece uma conectividade entre dispositivos e sistemas, capazes de trocar informações entre si por meio de sensores embarcados nos dispositivos, transformando informação em comandos e dados estratégicos.
IoT e a indústria
Basicamente, ela é capaz de interligar dispositivos que podem substituir com autonomia uma tarefa humana e tudo isso é possível pela transformação digital promovida na Indústria 4.0, a partir dela os processos na indústria foram otimizados e avançaram usando tudo o que a tecnologia pode proporcionar.
Para uma máquina ter todas as possibilidades da IoT é preciso instalar um dispositivo com instrução de conectividade e isso vai depender do comando que você quer que ela tenha.
Aplicação do IoT na indústria
Há diversas possibilidades de aplicação do IoT na indústria e todas essas aplicações trazem benefícios aos processos da empresa, vamos citar algumas delas abaixo
1 – Acompanhamento da produtividade dos equipamentos
A IoT é capaz de avaliar o funcionamento dos equipamentos e medir qual é sua produtividade, se ela é capaz de melhorar ou se já está usando toda sua capacidade produtiva.
Esse é um fato que contribui para tomadas de decisões referentes a melhorias na máquina, necessidade de manutenção, tempo de produção e automatização.
2 – Substituição de mão de obra
Se você é um gestor com certeza já pensou em eliminar processos repetitivos, isso porque é possível garantir um retorno sobre investimento (ROI) rapidamente.
A substituição de mão de obra repetitiva pode ser feita por máquinas e equipamentos com sensores inteligentes que realizam essa função.
3 – Prevenção de acidentes
Com a IoT é possível controlar os equipamentos à distância, o que contribui para o aumento da segurança evitando acidentes que podem acontecer pelos perigos oferecidos no controle manual do maquinário.
Além disso, a IoT permite que dispositivos detectem a presença de elementos como vazamento de gás ou a presença de pessoas em locais proibidos por oferecerem riscos, evitando acidentes.
4 – Redução de equipamentos para conserto
Ficar sem o equipamento no momento da produção é um problema! Mas até nisso a IoT pode ajudar. Os sensores inteligentes podem prever com antecedência quando vai ser necessário fazer a manutenção da máquina, desta forma é possível atuar com prevenção ou se programar para a realização do conserto.
5 – Redução de custos
Evitar desperdícios, atrasos e diminuir os riscos de falha são fatores primordiais para a redução de custos na indústria e tudo isso pode acontecer com a Internet das Coisas.
A IoT na indústria é capaz de trazer diversos benefícios, esses foram alguns exemplos, mas existem muitas possibilidades e funções que podem ser agregadas às máquinas e equipamentos por meio da conectividade.
Se você busca por inteligência e inovação, você deve implementar a Internet das Coisas dentro da sua indústria.
Quer saber como ter insights em tempo real e otimizar sua produção? Fale com um consultor SPS.