Indústria 5.0

Saiba como será a indústria do futuro

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

O que o futuro está preparando para a indústria? Essa é uma pergunta que temos feito todos os dias, afinal ouvimos falar sobre tecnologia, metaverso, indústria 5.0, IOT e muitos outros recursos que estão ou estarão ao alcance da indústria do futuro.

O fato é que todas essas tecnologias serão utilizadas a favor das indústrias, fazendo as produções alavancarem e cada vez menos problemas surgirão nos processos internos, mas como cada uma delas irá atuar na indústria do futuro? Confira no artigo abaixo.

Metaverso

O metaverso é um dos assuntos mais comentados no mundo da tecnologia. De forma simplificada, ele representa um tipo de mundo virtual, que “imita” a realidade através de dispositivos e tecnologias digitais. 

O termo já existe há algum tempo, mas nos últimos anos vem ganhando mais força e espaço. Ele deve influenciar a indústria, o mercado, interações sociais e muitos outros segmentos. Essa tecnologia promete mudar até mesmo a forma como vivemos. 

Na indústria do futuro, o metaverso deve disponibilizar conceitos que permitirá a construção de novos maquinários, implementação de novos processos, maior eficiência, e muito mais. Serão infinitas possibilidades disponíveis para melhorar cada vez mais o setor industrial.

Indústria 5.0

Após mais de dez anos do conceito 4.0 aplicado nas indústrias, chegou a hora de pensarmos na indústria 5.0, um modelo focado em alinhar os processos a propósitos maiores como a qualidade de vida.

O foco é viabilizar o uso de recursos naturais de forma responsável, diminuindo o impacto no meio ambiente. 

Além disso, a ideia da indústria 5.0 é desenvolver tecnologias ainda mais eficientes, pensando no planeta e nas empresas. Nesse conceito seguimos a ideia de fábrica inteligente, englobando novas tecnologias que permitirão que a indústria funcione de maneira eficiente e sustentável.

A principal diferença entre a indústria 4.0 e a indústria 5.0 é o fator humano. É isso que este conceito deve levar para a indústria do futuro.

IOT

IOT ou internet das coisas é um conceito que visa conectar os objetos físicos à internet para que eles possam ser otimizados e realizar funções não realizadas anteriormente.

Um exemplo relacionado ao dia a dia é um termostato inteligente, ele pode saber a temperatura do seu bairro e se conectar ao seu gps, assim, quando você estiver chegando em casa, o ambiente estará em uma temperatura agradável.

Mas como isso pode ser usado na indústria? Fácil. A IOT pode conectar máquinas à internet e aprimorar suas funções, as tornando mais eficientes e rápidas. 

 

Existem muitas outras tecnologias que estão preparando a indústria do futuro e esse é o tema do nosso próximo evento, o ERP EXPERIENCE. Faça sua pré-inscrição e fique por dentro de tudo que vai acontecer no evento.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?