SAP Activate

Saiba mais sobre a Jornada SAP Activate com Diego Bortolucci.

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Diego Bortolucci, Chief of Sales and Transformation Officer da SPS Group, preparou um material completo, com todas as fases da Jornada SAP Activate, em nosso Linkedin. E para quem nos acompanha pelo blog não ficar de fora, fizemos um resumo de cada fase. Confira! 

Fase Discover

Na primeira parte da nossa série “Jornada SAP Activate” exploramos a importância da fase Discover. Esta fase é o alicerce do projeto, onde identificamos o que será entregue, aderência, gaps, extensões e arquitetura. Com métodos assertivos e melhores práticas, reduzimos os riscos. O SAP Activate não é apenas uma metodologia, mas um framework de ativos que acelera a implementação, permitindo maior valor e retorno ágil do investimento. A fase Discover define o escopo, mapeia stakeholders, e avalia a aderência e requisitos funcionais, preparando o terreno para o sucesso.

Fase Prepare

Na segunda etapa, exploramos a importância da fase Prepare. O planejamento é fundamental no ciclo de vida do projeto, alinhando comunicação, organização, e governança. Durante a fase Prepare, ocorre o engajamento da equipe, a divisão de tarefas, o planejamento detalhado e a preparação do ambiente de projeto. Além disso, esta fase avalia desde a equipe e parceiros de negócio até estratégias de carga de dados, testes e governança, definindo a estratégia de implantação, tarefas e cronograma. A SPS Group recomenda capacitação da equipe e ações de engajamento para garantir o sucesso do projeto. 

Fase Explore

Em nosso terceiro artigo da série, abordamos a fase Explore. Após as fases Discover e Prepare, entramos na execução do projeto, explorando a solução. Durante a fase Explore, processos de negócio são definidos, a arquitetura é validada e a solução standard é analisada em workshops. É uma simulação do teste unitário, onde antecipamos as fases e mostramos como a operação ocorrerá. A validação de todos os passos da fase Explore, incluindo aprovações e planejamento de itens identificados no documento de GAPs, é essencial antes de prosseguir.

Fases Realize e Deploy

No quarto artigo, discutimos a integração das fases Realize e Deploy no ciclo de implementação do SAP Activate. Após a fase de Explore, entramos na construção da solução. Durante a fase Realize, os processos de negócio e deltas do processo são desenvolvidos, a arquitetura de integração é executada, e os testes são realizados de forma incremental. É uma fase crucial para a adaptação da solução às necessidades do cliente, incluindo extensões e integrações. No entanto, é importante evitar a zona de conforto e manter a equipe engajada. A fase Deploy envolve a preparação para o lançamento da produção, incluindo treinamento, testes finais e comunicação interna e externa. Nós enfatizamos a importância de uma equipe capacitada, melhores práticas da SAP e uma visão clara do roadmap de soluções da SAP para garantir o sucesso do projeto. 

Fase Run

A fase Run é a etapa final da Jornada SAP Activate, e é abordada no último artigo da série. Nela, a solução é validada em tempo real, os usuários são devidamente apoiados e quaisquer problemas são abordados de forma proativa. É o estágio de consolidação e amadurecimento da solução, garantindo a transição suave para a operação regular.

 

Em resumo, a Jornada SAP Activate é uma estratégia essencial para a implementação bem-sucedida dos sistemas SAP, dividida em fases distintas, cada uma desempenhando um papel crucial no ciclo de vida do projeto. Desde a fase Discover, onde se estabelecem as bases, até as etapas de Realize e Deploy, onde a construção e a preparação para o lançamento ocorrem, e a fase Run, onde chegamos ao final da jornada. Confira todas as fases completas em nosso Linkedin.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?