SAP/ERP

Saiba porque a indústria automotiva deve ter um sistema ERP

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

A indústria automotiva passa por diversas mudanças todos os anos, essas mudanças refletem diretamente no cenário em que as empresas devem chegar e para isso é essencial que ferramentas sejam usadas a favor da indústria.

O volume de informações está cada vez maior e consequentemente está cada vez mais difícil controlar e acessar essas informações de maneira clara e assertiva, e é aí que entra o ERP.

O ERP oferece soluções para controle administrativo, financeiro, gestão de processos, estoque e rastreabilidade, todas essas soluções trabalham em conjunto para fornecer informações em tempo real para todos os colaboradores da empresa, sendo muito útil nas tomadas de decisões certeiras e na otimização de processos. Confira como ele pode ajudar a indústria automotiva.

 

ERP e a indústria automotiva

Algumas soluções que o ERP oferece para a indústria automotiva são:

  • Simplificação de processos operacionais;
  • Inteligência e qualidade nas informações;
  • Controle de estoque e de custos;
  • Gestão integrada dos dados;
  • Controle e cumprimento dos prazos;
  • Aumento da produtividade.

 

Além disso, ele pode ser integrado a todos os setores da empresa, do RH à produção, e todos os colaboradores podem ter acesso à informações em tempo real.

Um exemplo do que pode acontecer na prática é quando o ERP identifica que uma matéria-prima foi para o setor de produção. De maneira automática, o item é retirado do estoque e as informações do setor de compras são atualizadas. Assim, o controle de aquisição de matéria prima é mais fácil.

 

Benefícios do ERP

As vantagens do ERP para a indústria automotiva são muitas, como:

  • Mais eficiência nos processos

O ERP reduz seus esforços de trabalho e te proporciona mais tempo para realizar outras atividades. Ele pode minimizar ou até mesmo eliminar processos manuais repetitivos, além de adoção de melhores práticas em cada setor da empresa.

  • Relatórios aprimorados 

Com o ERP sua indústria terá um sistema de relatórios aprimorado e unificado, disponível 24 horas por dia.  Com ele é possível analisar e comparar dados de diversos departamentos de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de várias planilhas e relatórios. Isso dá à empresa um número maior de insights para tomadas de decisões.

  • Segurança de dados

O ERP garante a segurança dos seus dados e permite que você crie níveis de acesso controlando quem pode acessar cada informação. 

  • Otimização dos custos de TI

O sistema permite que você unifique os custos com TI. Com o ERP você não precisa de vários sistemas na sua empresa, é possível concentrar todos os processos em um único sistema.

  • Personalização

Com o ERP você pode implementar o software de acordo com as necessidades específicas da sua indústria automotiva. 

  • Melhor gestão de estoque

O sistema ERP reforça o gerenciamento da cadeia de suprimentos de várias formas, o que resulta em prazos de entrega mais curtos e entregas pontuais. Além disso, ele melhora a lucratividade e reduz custos excedentes que envolvem o estoque.

  • Mais transparência

O ERP te dá acesso total a todos os dados e processos da sua indústria automotiva, o que te permite controlar o capital de giro em um nível mais preciso. Além disso, sua empresa terá um fluxo de trabalho mais coerente.

 

Os benefícios de usar um ERP na indústria automotiva são muitos, por isso é muito importante implantá-lo na sua empresa e desfrutar de tudo que ele pode proporcionar. Entre em contato com um consultor SPS e saiba mais sobre o ERP para indústria automotiva.

 

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Traduzir »
Precisa de ajuda?