Gestão de Processos

Saiba quais são as práticas que impedem a sua indústria de crescer

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

A indústria é um segmento que está em constante crescimento, porém algumas práticas podem atrasar ou mesmo estagnar o negócio. Essas práticas estão ligadas a forma que acontecem os processos dentro da empresa, da produção ao financeiro é necessário ficar atento às práticas que podem atrapalhar seu sucesso.

Muitas vezes as ações tomadas vem de longa data e mudar é difícil, mas o que você deve ter em mente é que o que funcionava anos atrás pode não funcionar agora. A indústria está evoluindo constantemente, por isso as práticas também devem evoluir.

Identificar onde está o erro pode ser difícil, por isso separamos as principais práticas que toda indústria deve cortar se quiser crescer, confira.

1.Pular etapas de processos

Como em todo negócio, a indústria também conta com processos para funcionar: produção, administração, financeiro, relacionamento com o cliente, ou seja, todos os setores da empresa devem ter um processo funcional.

Todas as etapas do processo são extremamente importantes para que o final seja como esperado.

Quando uma etapa é pulada pode haver um erro que irá atrapalhar ou até mesmo mudar o resultado, fazendo a equipe toda ter um retrabalho tendo que refazer todo o processo desde o início. Isso resulta em atraso na entrega, desperdício de tempo da equipe e se for constante, pode acarretar no fim do contrato com o cliente, afinal ele espera pelo produto na data combinada.

Seguir corretamente todas as etapas do processo é uma prática necessária para sua empresa crescer, por isso deixe claro para os colaboradores que todas as etapas são importantes e devem ser seguidas.

2.Manter o ambiente de trabalho desorganizado

A organização é um fator primordial em uma produção pois evita erros fatais para a empresa. Também é necessário que o ambiente tenha um bom layout para que as etapas funcionem bem, sem desperdiçar tempo.

Alguns erros constantes de uma produção desorganizada são:

  • Falta de integração dentre os processos;
  • Ausência de sequência lógica;
  • Espaços desproporcionais com sobra ou falta;
  • Dificuldade em encontrar materiais.

 

Converse com os colaboradores sobre essa prática, seja claro sobre a organização e determine alguém para conferir o ambiente de trabalho e garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente.

3.Não dar autonomia para os funcionários

Para uma empresa crescer é necessário que ela confie na equipe, por isso dar autonomia é uma prática essencial na indústria.

É claro que ter um líder é necessário, mas em geral os funcionários devem ter autonomia em decisões pequenas na empresa, principalmente decisões que afetam diretamente o seu trabalho.

Os benefícios dessa prática são:

  • Sentimento de realização do colaborador;
  • Maior responsabilidade da equipe;
  • Atrai novos talentos;
  • Melhora os resultados;
  • Os colaboradores desenvolvem novas habilidades.

 

É necessário que a empresa incentive essa autonomia e proporcione ao colaborador  uma capacitação que dê direcionamento. Além disso, é extremamente importante que as equipes tenham uma boa relação e comunicação, assim as atitudes tomadas não vão ser pensadas só em si mesmo e sim no processo todo.

4.Não usar a tecnologia a favor da sua empresa

A tecnologia é uma aliada da indústria, implementar softwares que facilitam os processos da empresa é essencial nos dias de hoje.

Pode ser que você não tenha tanta facilidade com o uso de tecnologia e prefira fazer tudo da “maneira antiga”, mas saiba que assim seu negócio acaba ficando para trás já que a maior parte das empresas estão aderindo a softwares de gestão.

Se você não tem facilidade saiba que hoje as empresas de software implementam e dão todo suporte que você precisa, Fale com nossos consultores certificados SAP e saiba como implementar o sistema de gestão integrado SAP Business One na sua indústria.

Os benefícios de ter um sistema de gestão são:

  • Maior produtividade;
  • Mais agilidade nas tomadas de decisões;
  • Integração de todas as áreas do negócio;
  • Geração de relatórios de forma simples.

 

Essa prática é muito importante para que sua empresa cresça e acompanhe o mercado.

Agora que você já sabe quais práticas deve evitar, que tal colocar em prática e garantir que seu negócio cresça e obtenha bons resultados?

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?