Os desperdícios da manutenção podem ser evitados se forem localizados e bem solucionados. Gerir o processo de maneira produtiva, além de diminuir despesas desnecessárias, pode influenciar na performance de toda a cadeia operacional da empresa.
Mas você consegue identificar quais são os principais desperdícios da manutenção? Mais importante: você quer saber como solucioná-los? Calma, nós iremos te ajudar a encontrar alguns dos principais problemas e também vamos te dar algumas dicas de como solucioná-los!
Gestão de tempo
A máxima que diz “tempo é dinheiro” não poderia estar mais certa. O tempo perdido durante a execução de alguma atividade mal planejada jamais retornará. E sim, isso afeta muito seu planejamento financeiro.
Por isso é importante buscar a otimização do tempo para evitar desperdícios na manutenção. Isso pode acontecer a partir da melhora do fator de produtividade dos executores de manutenção. Em outras palavras: diminuir o tempo gasto em outras atividades que fujam da ação que precisa ser desempenhada.
Falta de planejamento
Ligada intimamente à gestão deficiente do tempo, a falta de planejamento influencia diretamente na execução de um trabalho de qualidade e rápido. Por isso, um planejamento bem elaborado precisa levar em conta as movimentações necessárias e desnecessárias, além de como contornar possíveis imprevistos. As movimentações necessárias podem envolver:
- Idas ao almoxarifado;
- Busca por ferramentas;
- Movimentação entre oficina e ambiente para reparação.
Já as movimentações desnecessárias são aquelas onde há algum tipo de negligência no funcionamento ou dispersão. Envolve a busca de um equipamento esquecido, procura por informações fora da manutenção (como a localização de lugares) ou atendimento e gestão de solicitações que não dizem respeito à equipe.
Planejar as ações, munir os executores da manutenção com equipamento individual e completo, otimizar as rotas que serão utilizadas e contratar um aprovisionador de materiais são algumas ações que podem influenciar positivamente no trabalho e evitar desperdícios da manutenção.
Retrabalho
Apesar de fazer parte de um planejamento mal executado, o retrabalho pode ter raiz própria. Isso significa que é preciso identificar o motivo da ida e vinda de profissionais para solução de um mesmo problema.
Normalmente, o retrabalho está conectado à qualidade ineficiente da mão de obra. Pode ser influenciado por alguns fatores, tais como:
- Procedimento de manutenção inadequado;
- Alta demanda de serviços;
- Falta de qualificação de mão de obra;
Problemas que envolvem o desperdício de manutenção podem interferir financeiramente em todo o quadro produtivo da empresa. O retrabalho é um fator que contribui ainda mais na deficiência de gestão tempo, recursos operacionais e no lucro.
Como evitar esses impactos?
As operações de manutenção preventiva industrial constituem o cerne de todas as empresas que atuam no segmento de produção, no trabalho de transformar matéria-prima em produtos diferenciados.
A maioria dos desastres industriais pode passar por uma operação cuidadosa de rastreamento até a descoberta de uma causa básica associada à ausência de um protocolo de manutenção preventiva ou de adoção das práticas certas de manutenção industrial.
Para evitar os impactos negativos, é fundamental efetuar uma administração eficaz, implementando e usando tecnologias e métodos adequados.
Quais os benefícios de uma manutenção planejada?
São muitas as vantagens de um programa de manutenção bem definido, operando da forma correta. Entre os benefícios e vantagens, podemos citar vários:
- uma maior segurança e qualidade de trabalho para todos os envolvidos (especialmente, os funcionários que lidam diretamente e todos os dias com os equipamentos);
- o tempo de parada do equipamento e o tempo de reparos, bem como a quantidade de falhas, caem bastante;
- a expectativa de vida dos ativos tende a aumentar devido à conservação melhorada de cada um deles, dispensando a substituição precoce de máquinas e de seus componentes;
- os gastos da indústria com as horas extras dos funcionários acabam reduzidos;
- o trabalho dos funcionários fica bem mais organizado, com mais economia na utilização dos equipamentos e do tempo, pois o ciclo de produção passa a se fundamentar em uma base programada, de natureza preventiva, e não em uma base precária, focada nos reparos das avarias que não foram evitadas;
- os consertos oportunos de rotina evitam menos reparos em larga escala, ou seja, até os consertos considerados mais simples e comuns tendem a cair ao longo do tempo.
Como a tecnologia pode ajudar nessa questão?
Certamente, os recursos tecnológicos representam um importante diferencial para a manutenção industrial. Os sistemas de solução de gerenciamento de manutenção, por exemplo, podem causar transformação.
Entre em contato que nós da SPS Group te ajudamos a achar a solução correta para sua empresa!
FONTE: ITS Tecnologia