Você sabe o que é “Compliance?”. No português, isso quer dizer “estar em conformidade”. Ou seja, quando falamos sobre compliance fiscal, estamos citando uma gama de estratégias que fazem com que você esteja em dia com o sistema fiscal brasileiro!
Em 2013, a lei nº 12.846 – Lei Anticorrupção – foi o ponto de partida para um fortalecimento da necessidade de estar em compliance, visto que a nova legislação passou a responsabilizar pessoas jurídicas por atuarem contra a administração nacional e estrangeira!
Apesar de que os processos sejam decididamente burocráticos na maioria das vezes, o fato de “estar em compliance” atualmente é muito mais fácil do que costumava ser! Portanto, é possível dizer que a compliance fiscal é uma ótima forma de exalar transparência dos seus processos diante dos clientes!
Mas afinal, como o ERP ajuda no compliance?
O ERP é a ferramenta que vai garantir a ordem de todos os seus dados fiscais, garantindo a confidencialidade da sua empresa. A adoção de um ERP para lidar com essas questões é essencial, visto que o uso da ferramenta pela sua equipe de compliance fiscal será simplificado! De maneira inteligente, a implantação do ERP irá otimizar todo o processo.
Quer compreender melhor o que é um ERP e como você pode usá-lo no Compliance? Continue lendo!
Vamos checar as 5 principais vantagens do ERP no compliance fiscal! Vamos conferir?!
5 vantagens do ERP para ficar em compliance fiscal
Você ainda não compreende ao certo o que é um ERP? Nada mais é que um sistema de gestão que auxilia sua empresa a automatizar tarefas em todos os setores, um espaço virtual eficiente para o armazenamento e organização de documentos fiscais.
Sem mais demora, agora é hora de conhecer as 5 vantagens do ERP para compliance fiscal!
1.Diminuindo o custo de impressões
Você lembra que, até um certo tempo, as empresas contavam com um alto custo para a impressão de documentos? A verdade é que, atualmente, isso virou história!
Com o auxílio do ERP, você pode anexar todos os documentos que considerar importantes sem precisar se preocupar com despesas extras. O que, consequentemente, ajuda na redução no custo com impressão, pastas e arquivos para guardar todo aquele papel!
2.Organizando os dados
Você sabia que o ERP oferece um ambiente virtual próprio para guardar documentos fiscais eletrônicos de maneira simples e eficaz?
Dessa maneira, é seguro dizer que a ferramenta conclui todo o processo de armazenamento de forma segura e econômica; não se esqueça que também é possível realizar a organização por setor dentro do software, de modo que resulta em uma organização impecável!
3.Monitorando a emissão de Notas Fiscais de modo inteligente
Quem já teve problemas com a emissão de notas fiscais sabe que tal erro pode gerar problemas graves para a empresa. É para evitar esse tipo de contratempo que o ERP foi programado para facilitar todo o processo e gerar assertividade na emissão das notas!
Isso quer dizer que o processo de monitoramento é feito de modo inteligente e simples, tornando ágil o ato de inserir dados e fazer os devidos cálculos de tributos do jeito certo!
Sem maiores preocupações na hora de emitir.
4.Automatizando cálculos fiscais
Sua equipe pode perder a cabeça com os cálculos fiscais se a utilização de uma ferramenta de automatização desses processos não for realidade! Para evitar o trabalho árduo e possíveis falhas, o ERP oferece a vantagem da automatização dos cálculos fiscais.
Isso faz com que o ERP seja uma ferramenta central na busca pela garantia de controle do manuseio e realização dos cálculos fiscais – o que garante um upgrade da gestão fiscal das empresas, sem maiores problemas!
Resultado do uso dessa ferramenta? Redução no tempo de lançamento e cálculos!
5.Atualização recorrente nas regras fiscais
Nós sabemos que a legislação brasileira está constantemente mudando! Isso é provado pelo número de vezes que uma mesma lei pode ser atualizada anualmente. A verdade é que acompanhar toda essa transformação é inviável!
Nesse cenário o ERP entra em cena, sendo capaz de trazer tal facilidade para sua rotina de escritório. Afinal de contas, ele é sempre atualizado de acordo com as normas fiscais.
Sem mais preocupação com as mudanças, o ERP oferece atualização recorrente nas regras fiscais e te poupa de todo trabalho e estudo.
Como começar a usar ERP no compliance fiscal?
Você deseja saber tudo sobre esse assunto e adquirir todas essas vantagens?
Ótimo, nós podemos ajudar você! Pode parecer trabalhoso, mas a verdade é que todo o processo o livrará de muitas preocupações e, é claro, tempo perdido!
A otimização do tempo e gastos pode começar hoje, só depende de você.