Está cada vez mais comum ouvirmos o termo ESG, mas você sabe o que realmente significa? ESG é a abreviação de “environmental, social and governance” que em livre tradução para nossa língua significa “ambiental, social e governança”, mas o que isso quer dizer?
Com o tempo, a preocupação com questões ambientais, sociais e de governança vêm ganhando mais espaço, isso porque o ESG virou uma solução para empresas que entendem a importância de boas ações e sabem que podem impactar de forma positiva diversos setores da indústria.
Se engana quem acha que deve escolher entre ESG e lucro, aqui um complementa o outro. Empresas que aderem às práticas ESG tendem a ter melhores resultados, crescendo de forma positiva para si mesma e para o mundo.
Confira o que é ESG na prática e saiba como implementar na sua empresa.
Environmental Letra E da sigla ESG
Como citado anteriormente, a letra E significa Environmental, ou seja, ambiental.
Está relacionada à responsabilidade ambiental que a empresa tem, quais impactos ela tem perante a natureza e quais ações ela realiza para diminuí-los.
Empresas que adotam o ESG devem utilizar ações de reversão a matérias primas retiradas da natureza, utilizar materiais recicláveis e aplicar a prática dentro da própria operação, incentivando os funcionários a reciclar e não desperdiçar materiais.
Além disso, outras práticas também podem ser aplicadas, como:
- Utilizar equipamentos que consomem pouca energia e não poluem o meio ambiente;
- Incentivar o cuidado com o meio ambiente fora da empresa;
- Praticar a gestão de resíduos;
- Desenvolver campanhas e ações de responsabilidade ambiental;
- Patrocinar e participar de reflorestamento.
O que vale aqui é pensar cada vez mais no meio ambiente. É importante que todos da empresa saibam da importância que as ações ambientais têm.
Social letra S da sigla ESG
No quesito social o ESG se refere a medidas que devem impactar de forma positiva a vida da sociedade.
Seja dentro ou fora da indústria, a empresa deve ter atitudes que contribuem com as necessidades pessoais de cada pessoa.
Aqui a empresa deve pensar em ações que auxiliam em seu relacionamento com os colaboradores e clientes, alguns exemplos são:
- Programa de educação e qualificação interna e externa;
- Condições justas e seguras de trabalho;
- Inclusão social;
- Auxílio com creche, curso de idiomas, graduação;
- Parceria com ONGs;
- Promover campanhas com incentivos a trabalhos voluntários e doações para ONGs.
As ações referente aos colaboradores vão ajudar até mesmo na proatividade e interesse, afinal quem é que não trabalha mais motivado estando feliz e em um lugar que é valorizado?
Governance letra G da sigla ESG
A letra G referente a governança, diz respeito a forma com que sua empresa é administrada.
Aqui a melhoria não se limita apenas a uma boa administração, mas sim a forma com que o conjunto ESG é gerido.
Além disso, também se enquadra o conjunto de direitos e deveres de cada um, a forma com que as questões são analisadas, como as decisões são tomadas e como funciona a execução.
A governança garante honestidade e bom funcionamento da empresa, certificando que as etapas estão sendo cumpridas e a gestão está sendo zelada.
Como isso pode acontecer?
- Transparência nas relações e prestação de contas;
- Valorização da equipe;
- Ter clara a hierarquia da empresa;
- Incentivo ao combate da descriminação;
- Combate a corrupção e crimes.
Vantagens do ESG
Comprar pelo preço já não é mais o único fator decisivo quando as empresas buscam uma parceria, ou seja, se você produz algum produto que é adquirido por outras empresas, existem vários fatores que vão fazer ela escolher por você e não pelo concorrente, o ESG é um deles.
As empresas que têm a prática procura por empresas que também tem, afinal assim os valores estão alinhados. Qualidade, custo benefício e responsabilidade social também são levados em consideração pelos clientes.
Sendo assim, podemos perceber que o ESG é uma oportunidade de transformar sua empresa, engajá-la em questões sociais e crescer. Além disso, o ESG promove a diminuição de gastos e desperdício de recursos, pois medidas que envolvem energia, máquinas e materiais são fatores econômicos para a empresa.
Como visto no artigo há diversas maneiras de implementar o ESG na indústria, sendo que os principais benefícios são:
- Fidelização de cliente que tem os mesmos princípios da empresa;
- Eliminação de possíveis riscos socioambientais;
- Melhor índice de satisfação dos colaboradores;
- Redução dos custos operacionais;
- Maior produtividade.
ESG são práticas fundamentais para indústrias que almejam crescimento e buscam mais do que vender, portanto se você quer crescer e adquirir valores para sua empresa essa é a maneira ideal.