Gestão de Processos

Entenda como evitar o desperdício de recursos na sua empresa

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Os desperdícios, de matéria-prima, mão de obra, insumos ou tempo, são problemas silenciosos que representam grandes prejuízos a longo prazo. Com um sistema ERP é possível identificar, monitorar e eliminar esses problemas.

 

O desperdício de recursos é uma grande ameaça para a gestão empresarial e está diretamente ligada a perdas financeiras. Trata-se de um problema que impacta a capacidade produtiva e a lucratividade.

A partir de estratégias com foco na eficiência e com operações precisas é possível garantir a sustentabilidade do negócio e ainda se destacar no mercado – uma gestão interessada em reduzir o desperdício aumenta a capacidade de investimento.

Mas como aplicar os conceitos de gestão de desperdício sem perder muito tempo e com a eficiência necessária para que outros setores da empresa não sejam impactados? Acompanhe nosso artigo e conheça boas práticas para identificar o desperdício de recursos e saber como evitá-lo utilizando um sistema de gestão integrado.

Consultoria, desenvolvimento e suporte, presencial e remoto.

Ajudamos a melhorar performances e a potencializar negócios em todas as funcionalidades da ferramenta SAP

Por que é importante reparar o desperdício de recursos?

Os desperdícios, de matéria-prima, mão de obra, insumos ou tempo, são problemas silenciosos que representam grandes prejuízos a longo prazo, e comprometem a produtividade e a saúde financeira do negócio.

Para exemplificar as principais situações de desperdícios, vamos recorrer a metodologia Lean Manufacturing, uma filosofia de gestão operacional e de processos muito aplicada em grandes empresas e que visa transformar a cadeia produtiva, tornando a manufatura cada vez mais enxuta.

  • superprodução — produz mais do que o necessário;
  • espera — perde-se tempo na produção;
  • superprocessamento — processos ou equipamentos inadequados;
  • estoque — excesso de materiais em estoque;
  • transporte — gestão inadequada da logística;
  • movimentação — movimentações internas desnecessárias;
  • retrabalho — alto índice de correção por falta de qualidade.

 

A partir dessas informações ficou clara a importância de contar com um planejamento eficiente que ajuda a eliminar os desperdícios e manter a produtividade, sem aumentar os custos ou comprometer a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Para otimizar os investimentos em melhorias para aperfeiçoar os processos operacionais e aumentar a competitividade no mercado, a SPS Consultoria disponibiliza um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados da empresa. O SAP Business ONE permite fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir os desperdícios e aumentar a produtividade.

Como identificar o desperdício de recursos?

Pode parecer confuso, mas o primeiro passo para identificar o desperdício de recursos é saber como identificar os pontos de inconsistência que precisam ser resolvidos. Para isso, a gestão precisa avaliar os indicadores que estão fora dos padrões ideais de acordo com os departamentos.

  • Desorganização – para evitar desperdícios e riscos de acidente, é fundamental que o local de trabalho seja acessível e funcional. Conte com especialistas para a montagem da operação. 
  • Diminuição de lucros – boas vendas, mas sem lucratividade é sinal de que alguma parte do processo não está adequada. É hora de checar o que está gerando custos adicionais.
  • Produção em excesso – produzir mais do que vende é um indicador de que existe desperdício de recursos, além de gerar problemas como superlotação de estoques, acúmulo de produtos e perda de matéria-prima e insumos.
  • Logística desordenada – movimentações desnecessárias dentro e fora da empresa podem ser sintomas de desperdício de tempo e insumos.

 

Com o auxílio de um sistema de gestão integrado (ERP) é possível identificar esses e outros sintomas de maneira mais rápida e precisa. A integração entre os departamentos permite uma visão global da empresa, que pode ser monitorada em tempo real, minimizando a probabilidade de erros e reduzindo assertivamente os custos operacionais, evitando prejuízos.

Para saber mais sobre a importância de um sistema de gestão integrado, acesse nosso blog e confira o artigo A Importância de uma Solução Verdadeiramente Integrada.

Como reduzir o desperdício de maneira eficaz?

Após a análise dos indicadores e a identificação do desperdício de acordo com cada setor da empresa, é importante que a gestão adote boas práticas para reduzir ou eliminar o problema. Confira algumas dicas de como evitar o desperdício e assim, aumentar a eficiência operacional.

Elimine defeitos

Não é apenas dar um “jeitinho” no momento em que algo sair errado. É preciso cortar o mal pela raiz, isto é, identificar a origem do problema e resolvê-lo. Dessa forma, o processo não será prejudicado em nenhuma das etapas.

Invista em manutenção preventiva e métodos de avaliação constante. Defina um cronograma de revisões e convide a equipe para inspecionar as tarefas.

Organização

Um ambiente de trabalho bem organizado aumenta o fluxo produtivo, melhora o desempenho e reduz o risco de acidentes. Portanto, invista em metodologias que mantêm a organização dos ambientes corporativos para elevar a fluidez dos serviços, além de motivar a equipe e estimular a produtividade.

Gestão eficiente

Quando falamos de gestão eficiente, significa ter boas metodologias de operação e contar com ferramentas que potencializam os resultados. Essa combinação precisa garantir o aumento da produtividade com custo reduzido.

Aplicar uma gestão eficiente garante melhor desempenho e impacta diretamente na satisfação do cliente, pois utiliza técnicas com foco total na qualidade. 

Para aproveitar melhor essas e outras práticas de combate ao desperdício, é importante ter sempre um olhar voltado para a economia e reavaliar frequentemente cada etapa operacional e também de atendimento.

O uso de softwares, por exemplo, é algo que se tornou necessidade para otimizar as tarefas e escalar as empresas, contribuindo para redução de custos, eliminando desperdícios e realizando a automatização de atividades e melhorando a performance da equipe.

Como pode observar, reduzir ou eliminar o desperdício de recursos é fundamental para manter a competitividade da empresa e garantir um ambiente de trabalho mais eficiente. Com a SPS Consultoria você recebe suporte de consultores certificados SAP para a implementação de do sistema de gestão integrado SAP Business One, um software focado no desempenho das empresas e na qualidade de entrega dos serviços e produtos comercializados.

Gostou do post? Deixe seu comentário e nos ajude a trazer mais informações que contribuem para o crescimento de empresas e inovação para o mercado.

 

Quer falar com um Consultor SAP BUSINESS ONE? CLIQUE AQUI

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?