Gestão de Processos

ERP e CRM: Entenda como otimizar processos usando os sistemas

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SPS Grop

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Como automatizar processos internos e melhorar a gestão de relacionamento com o cliente? Esse é o desafio de muitos gestores quando o assunto é otimizar processos dentro da empresa. O melhor a fazer é entender um pouco mais sobre cada sistema e implementar os dois no seu negócio.

Os sistemas de gestão acompanham o desenvolvimento da indústria, hoje eles são indispensáveis para as empresas que querem otimizar processos, diminuir desperdícios e fechar vendas!

O ERP, Enterprise Resource Planning (sistema integrado de gestão empresarial), oferece soluções eficazes que otimizam processos organizacionais, já o CRM, Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente), é um sistema de gestão de relacionamento da empresa com o cliente. Ambos são eficazes e necessários para otimizar os processos de uma empresa, evitando desperdícios de recursos.

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre ERP e CRM e saber como ambos são eficientes auxiliando na otimização de processos da sua empresa. Além disso, vai entender como diferenciar os sistemas e evitar desperdício de recursos.

 

O que é ERP?

O ERP é um sistema tecnológico que otimiza processos organizacionais integrando e padronizando em uma única plataforma. No ERP existem vários módulos e cada um deles corresponde a um setor da empresa, como:

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços
  • Controle financeiro 
  • Produção
  • Compras 
  • Gerenciamento de estoque 
  • Gestão comercial – CRM 
  • PDV online

O sistema tem o objetivo de conectar os fluxos informacionais de modo em que os setores sejam alimentados por informações estratégicas ao mesmo tempo. Essa otimização faz a empresa se tornar mais ágil no processo de tomada de decisão. 

Com um sistema de gestão otimizado é praticamente impossível haver desperdícios de recursos como dificuldades em encontrar informações, ter um retrabalho em relação a uma tarefa ou duplicidade de tarefas. Algumas otimizações que o ERP oferece para as empresas são:

  • Integração de conhecimento organizacional
  • Redução de custos
  • Maior produtividade
  • Alinhamento estratégico
  • Análise de dados

O que é CRM?

O CRM é um software que gerencia a analisa as interações do cliente. Ele foi criado para que as empresas possam oferecer excelência e otimizar o atendimento ao cliente. Ele permite saber qual é o público-alvo e gerar ciclos de vendas mais curtos e rentáveis.

Além disso, o CRM é uma gestão completa que abrange vendas, marketing, atendimento e todos os pontos necessários entre o contato de empresa e cliente.

Se você busca por leads qualificados, o CRM é a ferramenta ideal. Ele armazena dados de clientes atuais e potenciais, mas não é como uma lista simples de clientes e possíveis clientes, ele otimiza seu processo de busca por leads.

O CRM também pode:

  • Rastrear ativamente e gerenciar as informações dos clientes
  • Conectar toda a equipe em qualquer dispositivo
  • Simplificar tarefas repetitivas
  • Capturar de forma inteligente os e-mails dos clientes
  • Fornecer recomendações e insights instantâneos

 

E você ainda pode expandir e personalizar o sistema conforme o crescimento da sua empresa.

Para implementar o CRM é necessário que sua equipe tenha uma boa cultura de relacionamento com o cliente. Uma boa cultura combinada ao CRM resulta em otimização do processo de atendimento ao cliente, crescimento das vendas e diminuição de desperdícios residuais como investir em leads não qualificados para o seu negócio.

O CRM também oferece:

  • Organização de processos
  • Maior produtividade
  • Gestão de oportunidades de vendas
  • Compreensão da jornada do consumidor
  • Alinhamento com o marketing
  • Automatização de relacionamentos

A era dos post its para anotar contato de leads e passar para a equipe de vendas acabou, com a plataforma você acelera e simplifica os processos.

Benefícios ao integrar o CRM com o ERP

Agora que você já sabe que ERP e CRM são softwares diferentes, mas que ambos são necessários para otimizar processos e diminuir o desperdício de resíduos, chegou a hora de entender os benefícios de integrar os sistemas para garantir que sua empresa agilize ainda mais os processos de gestão interna e gestão de cliente.

Integrar os sistemas ERP e CRM só pode ter um resultado: maior sucesso da empresa. Com a integração você garante estruturação e otimização dos processos e também consegue melhorar o relacionamento com os leads e clientes, com um bom relacionamento, as chances de uma parceria duradoura é muito alta.

Com toda otimização de processos e diminuição de desperdícios residuais que os softwares vão proporcionar, a sua empresa vai alavancar! É mais cliente entrando, mais parcerias duradouras, menos perda de tempo, material e dinheiro e mais informação chegando na hora certa para a pessoa certa.

Para otimizar os processos e ter resultados reais fale com um consultor SPS e implemente os sistemas ERP e CRM na sua empresa. Não perca tempo e dinheiro com processos ineficientes e atendimentos incompletos. Os softwares auxiliam de maneira positiva tudo que acontece na sua empresa.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

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