Como automatizar processos internos e melhorar a gestão de relacionamento com o cliente? Esse é o desafio de muitos gestores quando o assunto é otimizar processos dentro da empresa. O melhor a fazer é entender um pouco mais sobre cada sistema e implementar os dois no seu negócio.
Os sistemas de gestão acompanham o desenvolvimento da indústria, hoje eles são indispensáveis para as empresas que querem otimizar processos, diminuir desperdícios e fechar vendas!
O ERP, Enterprise Resource Planning (sistema integrado de gestão empresarial), oferece soluções eficazes que otimizam processos organizacionais, já o CRM, Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente), é um sistema de gestão de relacionamento da empresa com o cliente. Ambos são eficazes e necessários para otimizar os processos de uma empresa, evitando desperdícios de recursos.
Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre ERP e CRM e saber como ambos são eficientes auxiliando na otimização de processos da sua empresa. Além disso, vai entender como diferenciar os sistemas e evitar desperdício de recursos.
O que é ERP?
O ERP é um sistema tecnológico que otimiza processos organizacionais integrando e padronizando em uma única plataforma. No ERP existem vários módulos e cada um deles corresponde a um setor da empresa, como:
- Emissão de notas fiscais eletrônicas de produtos e serviços
- Controle financeiro
- Produção
- Compras
- Gerenciamento de estoque
- Gestão comercial – CRM
- PDV online
O sistema tem o objetivo de conectar os fluxos informacionais de modo em que os setores sejam alimentados por informações estratégicas ao mesmo tempo. Essa otimização faz a empresa se tornar mais ágil no processo de tomada de decisão.
Com um sistema de gestão otimizado é praticamente impossível haver desperdícios de recursos como dificuldades em encontrar informações, ter um retrabalho em relação a uma tarefa ou duplicidade de tarefas. Algumas otimizações que o ERP oferece para as empresas são:
- Integração de conhecimento organizacional
- Redução de custos
- Maior produtividade
- Alinhamento estratégico
- Análise de dados
O que é CRM?
O CRM é um software que gerencia a analisa as interações do cliente. Ele foi criado para que as empresas possam oferecer excelência e otimizar o atendimento ao cliente. Ele permite saber qual é o público-alvo e gerar ciclos de vendas mais curtos e rentáveis.
Além disso, o CRM é uma gestão completa que abrange vendas, marketing, atendimento e todos os pontos necessários entre o contato de empresa e cliente.
Se você busca por leads qualificados, o CRM é a ferramenta ideal. Ele armazena dados de clientes atuais e potenciais, mas não é como uma lista simples de clientes e possíveis clientes, ele otimiza seu processo de busca por leads.
O CRM também pode:
- Rastrear ativamente e gerenciar as informações dos clientes
- Conectar toda a equipe em qualquer dispositivo
- Simplificar tarefas repetitivas
- Capturar de forma inteligente os e-mails dos clientes
- Fornecer recomendações e insights instantâneos
E você ainda pode expandir e personalizar o sistema conforme o crescimento da sua empresa.
Para implementar o CRM é necessário que sua equipe tenha uma boa cultura de relacionamento com o cliente. Uma boa cultura combinada ao CRM resulta em otimização do processo de atendimento ao cliente, crescimento das vendas e diminuição de desperdícios residuais como investir em leads não qualificados para o seu negócio.
O CRM também oferece:
- Organização de processos
- Maior produtividade
- Gestão de oportunidades de vendas
- Compreensão da jornada do consumidor
- Alinhamento com o marketing
- Automatização de relacionamentos
A era dos post its para anotar contato de leads e passar para a equipe de vendas acabou, com a plataforma você acelera e simplifica os processos.
Benefícios ao integrar o CRM com o ERP
Agora que você já sabe que ERP e CRM são softwares diferentes, mas que ambos são necessários para otimizar processos e diminuir o desperdício de resíduos, chegou a hora de entender os benefícios de integrar os sistemas para garantir que sua empresa agilize ainda mais os processos de gestão interna e gestão de cliente.
Integrar os sistemas ERP e CRM só pode ter um resultado: maior sucesso da empresa. Com a integração você garante estruturação e otimização dos processos e também consegue melhorar o relacionamento com os leads e clientes, com um bom relacionamento, as chances de uma parceria duradoura é muito alta.
Com toda otimização de processos e diminuição de desperdícios residuais que os softwares vão proporcionar, a sua empresa vai alavancar! É mais cliente entrando, mais parcerias duradouras, menos perda de tempo, material e dinheiro e mais informação chegando na hora certa para a pessoa certa.
Para otimizar os processos e ter resultados reais fale com um consultor SPS e implemente os sistemas ERP e CRM na sua empresa. Não perca tempo e dinheiro com processos ineficientes e atendimentos incompletos. Os softwares auxiliam de maneira positiva tudo que acontece na sua empresa.