Tecnologia

O papel da gestão de mudanças na implantação de um ERP

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

Sabemos que a implantação de ERP se faz muito necessária em uma empresa que visa a produtividade e o crescimento, mas a verdade é que este é um processo muito delicado e minucioso. Por isso precisamos de um cuidado especial, especialmente porque a ferramenta é usada por vários setores.

É diante da possibilidade do surgimento de riscos que a gestão de mudanças exerce seu papel, contribuindo para o aumento do lucro e a redução de riscos de segurança. Além disso, a gestão de mudanças evita problemas operacionais ao contribuir para o retorno sobre o investimento (ROI).

Apesar de todas as vantagens consequentes da solução ERP, somos capazes de encontrar inúmeros casos de dificuldade no processo de implantação de outras empresas. Alguns projetos sofreram um grande atraso, perderam patrocínio e tiveram todo seu investimento jogado no lixo. Isso tudo porque não souberam contornar os riscos na implantação de ERP!

O artigo de hoje vai ajudar você a entender como a gestão de mudanças pode ajudar você a tomar decisões certas, de modo que o processo da implantação de ERP não seja prejudicada!

Vamos descobrir como evitar os principais riscos. Confira!

Razões para o fracasso na implantação de um ERP

Por que, em algumas empresas, ocorre o fracasso na implantação de um ERP se esse sistema é tão benéfico?

A verdade é que a adoção de novas tecnologias é sempre trabalhosa… ela leva um tempo até que a empresa seja capaz de compreender e estruturar todas as etapas da melhor forma possível.

Uma das razões para o fracasso é quando o time de TI da empresa não se encontra preparado o suficiente; nesse caso, o risco da ferramenta não atingir os resultados esperados é grande, visto que a adequação à infraestrutura dos computadores da empresa pode resultar em falhas na configuração de segurança, o que consequentemente resulta em brechas.

Lembre-se que a má escolha de um software pode ocasionar o aumento de riscos. Nesse cenário, a empresa se encontra com uma menor capacidade de aproveitar os recursos do ERP para atender às demandas.

Além de buscar a preparação da equipe de TI, é muito importante que a companhia analise todos os detalhes que estão afetando o retorno sobre o investimento, realizando os ajustes necessários para que o fracasso na implantação do ERP não seja mais uma realidade.

Mas afinal, como o time de gestão de mudanças pode fazer para evitar os impactos das falhas e melhorar o processo de implantação?

É o que vamos descobrir agora!

Defina métricas para analisar os resultados

Sem analisar os resultados da implantação de ERP, é impossível notar onde as principais falhas estão. Para isso é necessário definir métricas!

Elas nada mais são que um mecanismo simples de gestão, facilitando o rastreamento dos impactos, falhas e brechas da nova ferramenta.

Quando uma falha acontece, a empresa é capaz de fazer ajustes necessários para evitar que o problema se repita – mas essa mudança é uma realidade apenas quando a empresa define métricas funcionais para analisar os resultados já obtidos.

Time de suporte

O time de suporte de uma empresa tem um papel imensurável na gestão de mudanças das soluções de TI, mas ele só consegue exercer o seu papel no momento em que todos estão bem preparados para resolver os problemas.

“Eu vejo que o meu time de suporte não está preparado o bastante”. Nesse caso, um treinamento é inevitável. Simulações e materiais serão necessários para ajudar o time em eventuais falhas!

Treine o seu time de suporte para que ele esteja ciente das variáveis de atitudes que devem tomar diante de possíveis brechas e falhas na implantação.

Todos precisam estar em sintonia!

Conheça bem o perfil da infraestrutura

Um passo básico e extremamente necessário para evitar os riscos na implantação de ERP!

Aqui a sua empresa precisa estar ciente do perfil da infraestrutura e ser capaz de alinhar todos os processos necessários adequadamente.

Para fazer com que a implantação funcione inteiramente e livre de falhas, você precisa estar ciente do perfil da infraestrutura através do:

  • Levantamento dos sistemas
  • Análise das políticas aplicadas
  • Análise de hardwares

Esteja atento e conheça bem o perfil!

Fornecedor adequado

Você escolheu bem o seu parceiro e fornecedor? Ao decidir atualizar o sistema de trabalho com o auxílio do ERP, não há como contornar a qualidade do serviço buscando economizar na contratação de um fornecedor.

É imprescindível escolher um parceiro que:

  • Conte com uma vasta experiência de implantação
  • Conte com um time especializado

Você precisa ter seus critérios bem estabelecidos no momento da contratação. É necessário analisar a performance dos candidatos fornecedores para a seleção daquele que se tornará um fiel parceiro da sua empresa.

Sem um fornecedor adequado, a implantação ERP sofre consequências duradouras!

Conclusão

O gerenciamento de riscos na implantação ERP busca um cuidado constante que você deve ter. É importante se manter atento ao fluxo de trabalho e à maneira como os processos funcionam e dão resultado.

Lembre-se de considerar as métricas para a análise do retorno e a busca por falhas frequentes que podem ser tratadas. A gestão de mudanças, contando com a análise de risco, reduz as falhas e auxilia os setores a lidar com as demandas de maneira inteligente e produtiva.

Use as dicas desse artigo para preparar a sua equipe e alertar às possíveis causas do fracasso na implantação de um ERP!

A ferramenta ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) não é o problema, e sim a maneira como a empresa está recebendo e lidando com esta.

Analise as principais causas e dê um passo adiante!

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »