Transformação Digital

O papel do ERP na indústria 4.0

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

 

Nem tendência, nem possibilidade. Este movimento já está acontecendo

As revoluções industriais tiveram enorme impacto em todos os setores da sociedade, que refletem desde o modo de produzirmos até a forma como nos comportamos socialmente. E com o crescimento, democratização e aplicabilidade das tecnologias atuais, é natural que tivesse uma nova revolução industrial.

Prova disso é o aumento exponencial do uso de inteligência artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), Big Data, Cloud Solutions e Automação por todos os tipos e tamanho de empresas, levando a competitividade mercadológica a um novo padrão e patamar. Essa é a narrativa do conceito de Indústria 4.0, que certamente vai causar enorme ruptura no mercado pelos próximos anos.

Diante dessa nova dinâmica corporativa, que gera uma nova economia, adotar diferentes tecnologias será cada vez mais necessário para manter os negócios perpetuando, e não apenas para gerar competitividade de mercado.

As novas tecnologias serão usadas como estratégia de otimizar a gestão dos negócios, que qualifica pontos que a capacidade humana não consegue ser tão efetiva quanto uma inteligência artificial bem planejada, com algoritmos de identificação e uma capacidade de análises ultra-rápidas e altamente precisas. Utilizar tecnologias adequadas, significa, quase que imediatamente, ter maior clareza, maior agilidade, super eficiência e uma produtividade nunca vista antes.

É aí que entra a eficiência do ERP como base de toda essa aplicação tecnológica dentro dos negócios. Porém, antes de qualquer ação, é preciso avaliar a maturidade e as limitações operacionais e técnicas que impedem o crescimento do negócio antes das mudanças.

De acordo com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), a grande maioria das empresas reconhecem que ainda têm pouco contato com o assunto, baixa compreensão sobre as temáticas e conhecimento limitado sobre a aplicação prática. Por isso, muitas apontam diversos obstáculos, como nebulosidade de comprovação do ROI e cultura conservadora.

ERP na Indústria 4.0

Todos os processos que viemos passando desde a primeira revolução industrial, comprova que estamos em crescente busca da exponencialidade. Ao mesmo tempo que a tecnologia está crescendo e modificando tudo de forma muito acelerada, a acessibilidade dessa tecnologia se torna cada vez mais real. Dentro desse movimento, são as empresas nativamente tecnológicas que acabam tirando maior proveito e, portanto, aprimorando rapidamente a qualidade de suas soluções e ofertas ao mercado.

Especialistas em ERP na Indústria 4.0, principalmente de grande expressão, como SAP, se tornam ainda mais importantes dentro dos mercados que querem e precisam operar com o apoio das novas tecnologias, cobrindo toda a gestão da empresa, de ponta a ponta, com a possibilidade de integração com os itens que caracterizam uma empresa inteligente.

Dentre inúmeros benefícios, destacam-se:

Controle de dados em tempo real

Agora é possível controlar e analisar em tempo real, absolutamente todos os dados de empresa. Isso qualifica ainda mais a tomada de decisão, além de tornar claro, preciso e super detalhado todo tracking de desenvolvimento de cada processo e suas etapas.

Isso só é possível graças ao uso de IoT (que coleta e conecta com precisão os dados de cada etapa) integrado a um ERP que opera na Nuvem (que busca, agrupa e sintetiza, em dashboards, todas as informações importantes que você precisa), diminuindo o retrabalho, aumentando a produtividade do negócio e, principalmente, agilizando todos os processos instantaneamente – minimizando perdas e erros comuns.

Virtualização

Com esta alternativa, é possível fazer o monitoramento da sua cadeia produtiva até mesmo de maneira remota, sem perdas ou falhas. Ideal para quem trabalha focado na otimização e prevenção de possíveis erros, em busca de projetos mais eficientes e enxutos, o uso da virtualização acaba sendo extremamente útil e eficaz, especialmente na hora de reunir as informações para visualização e tomada de decisão.

Descentralização

Com a facilidade e a desburocratização do acesso aos dados, a operação passa a funcionar de maneira descentralizada, uma vez que as decisões são tomadas através de analytics – sem a necessidade do uso de ações externas, tornando a tomada de decisão muito mais rápido e ainda mais precisa.

Modularidade

Os projetos serão conduzidos conforme a demanda, fazendo uso e consumo apenas dos recursos que forem necessários para concretizar todas as tarefas, permitindo melhorar a produção e gastar menos energia, tempo e dinheiro.

Interoperabilidade

Com IoT interligado a um sistema de gestão, é possível estabelecer o contato entre os colaboradores responsáveis pela produtividade e os maquinários que estão sendo utilizados no processo. Com uma comunicação que poder ser estabelecida de qualquer device, você pode trabalhar de uma unidade focal, sem precisar se deslocar, se mantendo 100% conectado com todos os demais pontos de contato.

Qual é a função do ERP na indústria 4.0

Um ERP não pode se limitar a uma proposta de valor restrita na organização e controle do ecossistema operacional do cliente. Ela precisa garantir pontos decisivos que vão desde apoiar as pessoas nas habilidades em que as pessoas são menos precisas que as máquinas, até auxiliar a companhia nos principais objetivos do seu negócio.

Redução de custos

A dificuldade de comprovar o ROI de uma empresa, é disparada o maior obstáculo do ingresso das empresas à Indústria 4.0, e o benefício mais esperado é a redução de custos.

Um sistema ERP robusto e preparado é capaz de centralizar as operações de negócios e seus diversos dados em um único ambiente, desde o inventário até a demanda dos clientes. Assim, o sistema de gerenciamento pode integrar todas as informações de cada atividade produtiva, aumentando o grau de controle de forma exponencial. Essa otimização das operações e o aumento da sua produtividade ocasionam, como consequência, um resultado na redução de custos, diminuição de riscos e erros.

Otimização na previsão de demanda

A otimização dos dados no ERP são muito importantes e agregam imenso valor as empresas, a tecnologia RFID é usada no rastreamento de produtos, enquanto o Big Data transforma informação em dados estruturados, fundamentais para as decisões.

Com isso já atrelado à cultura da empresa, trabalhar com antecipação nos aumentos de demanda e previsibilidade de cenários financeiros de maneira assertiva, já é um cenário viável. Dessa forma, é possível evitar escassez de itens ou estoque excessivo, bem como, concretizar grandes savings ou até mesmo manobras financeiras preditivas.

Ajustes de produção em tempo real

Um ERP eficiente gera informações imediatas sobre a cadeia produtiva e os níveis de materiais, além de proporcionar uma visão completa de todos os processos. Agora, as informações geradas pelo ERP na Indústria 4.0 podem indicar ordens para ajuste da produção em tempo real literalmente. Um sistema que cobre as áreas de engenharia e projetos, por exemplo, pode ser equipado com sensores e mecanismos de controle, recebendo os comandos via rede wireless (via Internet das Coisas), para imputar alertas que notifiquem indicadores importantes ou perigosos que precisam ser observados durante o processo de produção.

Integração sistêmica

A integração horizontal de uma empresa refere-se à digitalização de todo o ciclo de processos, o que permite a troca de dados em tempo real entre os sistemas de informação interligados.

Já a integração vertical trata da hierarquia e governança da empresa, conectando tudo aos níveis executivos e administrativos. O ERP é o recurso que centraliza todas essas informações, evitando atrasos e ruídos na comunicação, especialmente entre pontos distantes.

Num momento de tantas mudanças complexas é fundamental entender que, quem não conseguir se adaptar à nova realidade mercadológica e corporativa, vai acabar ficando sob um modelo obsoleto – e com os avanços que estamos vivendo na atualidade, isso pode acontecer mais rápido do que se imagina.

Caso exista qualquer interesse entre o seu negócio e as temáticas relacionadas a transformação digital, adoção de tecnologias para otimização e produtividade do ecossistema do negócio, controle digital de toda cadeia produtiva de ponta a ponta, avaliação e controle real time e operações na Nuvem, procure um parceiro com experiência e cases, que esteja preparado para auxiliá-lo na identificação de todos os avanços possíveis e viáveis, que estão ao seu alcance.

A SPS atua em diversos setores com reconhecimento da SAP, sendo referência no Vale do Paraíba pela excelência, velocidade e eficácia na entrega de projetos SAP e Cloud, auxiliando as empresas na adequação à Indústria 4.0.

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »