SAP/ERP

O que faz o HANA ser um dos bancos de dados mais rápidos

Autor

SPS Grop

Publicado em
Compartilhe

 O armazenamento de dados em tabelas baseadas em colunas na memória principal, o processamento analítico online (OLAP) e o processamento transacional online (OLTP) em um único sistema faz o SAP HANA ser significativamente mais rápido do que outros sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD) no mercado atual.

 

O software SAP HANA é a base de dados de todos os produtos lançados pela SAP desde 2010, ano do seu lançamento.

Destaque por revolucionar a maneira como os dados empresariais são gerenciados, o SAP HANA é caracterizado por ser um banco híbrido, com armazenamento em linha e em colunas, e por se tratar de um banco em memória, com dados acessados diretamente da memória RAM, e não de um disco rígido.

Imagem: SAP Brazil

Afinal, o que faz o HANA ser um dos bancos de dados mais rápidos do mercado atual?

O SAP HANA é o resultado de uma série de projetos e necessidades da SAP. Solução moderna e madura que atende dezenas de milhares de clientes em todo o mundo, sendo considerado mais do que um banco de dados, atuando como servidor de banco de dados, armazenando e recuperando dados solicitados pelos aplicativos.

Seu armazenamento de dados em tabelas baseadas em colunas na memória principal permite reunir o processamento analítico online (OLAP) e o processamento transacional online (OLTP), tornando o SAP HANA o único software no mercado atual que executa funções analíticas avançadas juntamente com transações de alta velocidade.

O SAP HANA ainda oferece recursos avançados de pesquisas, funções analíticas e integração para todos os tipos de dados – estruturados e não estruturados.

O software também funciona como servidor de aplicativos e auxilia empresas na criação de aplicativos inteligentes e orientados por insights com base em dados em tempo real, computação in-memory e tecnologia Machine Learning, recursos disponíveis na nuvem e on premise.

Além de apresentar alta velocidade no processamento de dados, o SAP HANA simplifica a TI, disponibilizando instantaneamente todos os tipos de dados a partir de um único sistema, contribuindo para a inovação dentro das empresas e derruba barreiras da transformação digital.

O que é um banco de dados in-memory?

Como falamos anteriormente, o SAP HANA acessa os dados diretamente da memória principal (RAM) do dispositivo. Esse processo de armazenamento é característica própria do banco de dados in-memory (IMDB), uma vez que os dados não são armazenados em discos tradicionais ou unidades de estado sólido (SSD).

Sendo um software desenvolvido a partir do zero para trabalhar primeiro com dados in-memory, o SAP HANA aproveita outros mecanismos de armazenamento de acordo com a necessidade para equilibrar desempenho e custo. A principal vantagem deste sistema é a recuperação mais rápida da memória, que resulta em tempos de respostas de fração de segundos.

Optar por usar banco de dados in-memory garante melhor desempenho nas aplicações que exigem alta velocidade e capacidade para administrar grandes picos de tráfegos, como redes de telecomunicações e sistemas bancários. Solução moderna e segura para execução de funções analíticas em tempo real e modelagem preditiva, logística e muito mais.

Descubra a velocidade do SAP HANA

Imagem: SAP Brazil

Para que é usado o SAP HANA?

O SAP HANA é uma solução moderna e madura que abrange milhares de cenários.  Agende uma conversa com nossos consultores e melhore a performance da sua empresa com todas as funcionalidades da ferramenta SAP HANA.

 

SPS Group

Soluções em Tecnologias

Especializada em soluções, através de processos e sistemas do ecossistema SAP, integrando informações de maneira rápida e confiável, tornando seu negócio mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »
Precisa de ajuda?