Nos últimos anos, o segmento empresarial brasileiro acompanhou o crescimento de inúmeras Startups. Pequenas, mas promissoras, fortaleceram a economia nacional e estão se tornando o principal modelo de negócios para quem deseja ingressar no mercado.
Para alcançar o patamar desejado, muitas empresas investiram em uma eficiente gestão de startup, com o uso de ferramentas que automatizam os processos internos e auxiliam na tomada de decisões. Como a utilização de ERP, sistema de gestão integrado que permite organizar tarefas, controlar operações e monitorar projeções internas de maneira automatizada e personalizada.
Escolher um ERP requer conhecimento sobre a sua empresa e seu mercado, mas acima de tudo, calma para analisar os fatores a serem considerados na escolha. Com este artigo, vamos te ajudar a entender as vantagens e as diferenças dos sistemas para melhor escolha de ERP para sua empresa. Boa leitura.
O que é um ERP?
O sistema de gestão integrado (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta que ajuda a empresa a controlar o fluxo de atividades: produção, estoque, vendas e finanças, por exemplo. Por meio de processos automatizados é possível integrar dados de forma mais rápida, precisa e eficiente.
São todos os dados da empresa em uma mesma plataforma, promovendo melhoria na performance da companhia e consequentemente, os resultados. Solução encontrada por diversas startups, que utilizaram a ferramenta para evoluir de maneira sustentável.
Por que Startups deveriam contratar um ERP?
Na verdade, toda gestão deveria considerar contratar um ERP. Em meio as inúmeras atividades do meio corporativo, chega um momento em que o desempenho é prejudicado, causando déficit em um ou mais setores da empresa.
Para resolver ou atenuar os problemas de gestão empresarial, a implementação do ERP surge como solução eficiente e eficaz para os negócios. Ao integrar todas as vertentes da empresa em uma plataforma como o SAP Business One, os gestores evitam os temidos “gargalos do crescimento” e ainda, garantem economia de recursos e aceleram o processo de tomada de decisão.
Desmistificando a opinião geral, o sistema de gestão integrado não é exclusividade das grandes empresas, e atende os mais variados segmentos, sejam de pequeno, médio ou grande portes. É um grande aliado para validação de ideias, o que contribui para tomadas de decisão mais assertivas.
Como escolher um ERP para Startup
Agora que você já entendeu a importância de contratar um sistema de gestão integrado, apresentaremos algumas dicas de como escolher o ERP adequado para sua empresa.
1. ERP especializado no seu nicho
Para melhor experiência de compra ou mudança de sistema de gestão integrado para sua empresa, procure por ERPs que são especializados no seu nicho e que oferecem funcionalidades essenciais para o seu negócio, seja na otimização e automatização de tarefas, redução de erros, entre tantos outros.
Ao escolher por um ERP adequado para o seu segmento de atuação e que atende as necessidades do negócio, sua empresa ganha tempo de implementação e efetividade nas soluções, uma vez que o sistema foi desenvolvido com base nas necessidades e problemas mais comuns encontrados no seu nicho.
2. Tecnologia em nuvem
O armazenamento em nuvem proporciona flexibilidade na utilização do sistema, sem a necessidade de um servidor local para sua instalação. Tecnologia que garante acesso seguro aos dados, mesmo fora do ambiente laboral, exigindo apenas uma conexão segura e de qualidade com a internet.
Outro motivo para escolher a tecnologia em nuvem é seu baixo custo na implementação, uma vez que não é necessário criar uma infraestrutura de TI dentro da empresa.
3. Implementação e suporte
Antes de fechar o negócio, certifique-se de quanto tempo é necessário para a implementação do sistema e se o processo ocorre de forma online ou presencial. É preciso se programar para que as atividades não sejam prejudicadas durante esse processo.
Analise também o padrão de atendimento e suporte para o sistema ERP, bem como a satisfação dos clientes. Procure por empresas parceiras e com consultores certificados pela própria marca do sistema de ERP.
4. Custo x Benefício
Avaliar o custo x benefício de um sistema de gestão integrado não significa optar pelo mais barato. Mas sim, levar em consideração o custo mensal em comparação com os benefícios que o software entregará para o negócio. Levante os custos de implementação e mensalidade de cada opção; no momento de decidir, avalie o que cada sistema pode oferecer à empresa em comparação aos custos envolvidos.
5. Compare soluções
Mapeamento com as necessidades da sua empresa, check. Softwares disponíveis e que atendem seus interesses, anotados. Agora, é hora de colocar tudo no papel e comparar todos os recursos e benefícios que as soluções oferecem.
Escolha uma solução que acompanhe seus negócios
O sistema ERP deve ser escalável e flexível à medida que sua empresa cresce. Por isso, é conveniente investir em um software com capacidade para receber atualizações e ferramentais complementares.
O SAP Business One é um ótimo exemplo de sistema capaz de otimizar processos e entregar uma visão ampla e geral da empresa com menor custo e complexidade. Com a implementação deste software, a empresa conta com a versatilidade e customização de acordo com o seu segmento.
- Integra áreas e oferece uma visão panorâmica da sua empresa
- Gera relatórios confiáveis
- Reduz o tempo de reuniões
- Aumento na produtividade
- SAP Business One na nuvem – economia e total segurança dos dados
Com mais de 150 projetos SAP Business One implementados, a SPS Consultoria tem expertise na implementação e no suporte especializado em sistemas de gestão. Somos empresa parceira Gold Partner SAP, prestando serviços de distribuição, implementação e suporte SAP Business One voltado para as Startups.
Fale com nossos consultores certificados SAP e apresente as necessidades da sua empresa para que possamos oferecer soluções assertivas que atendam suas expectativas de maneira econômica, simples e eficiente.