Você já ouviu falar em IOT? Em inglês, a sigla significa Internet of Things, em tradução para o português quer dizer Internet das Coisas. Este conceito está presente em cursos, notícias e até mesmo em eletrodomésticos. Mas afinal, o que é Internet das Coisas e quais impactos ela tem em nossas vidas?
Não é surpresa para ninguém que a tecnologia está avançando cada vez mais e criando “coisas” que nunca imaginávamos, a popularização da internet nos últimos tempos possibilitou que diversos dispositivos pudessem utilizar o recurso de conexão via wi-fi (conexão sem fio).
Essa popularização permitiu que os custos para se ter essa tecnologia em casa diminuísse. A alta utilização de smartphones já é uma realidade, o que possibilitou um cenário perfeito para a IOT.
O que é IOT?
Você deve usar pelo menos um dispositivo que se conecta a internet, talvez um notebook, tablet, smartphone, ou até mesmo videogame ou televisão, não é mesmo? Isso já é uma realidade, mas o que a Internet das Coisas faz é conectar qualquer coisa, seja uma geladeira, máquina de lavar, microondas, alarme de incêndio, lâmpadas, ela pode conectar tudo.
A IOT conecta qualquer coisa e qualquer pessoa a internet, ela cria um relacionamento entre pessoa-pessoa, pessoa-coisa, coisa-coisa. É um conceito que pode ser difícil de entender no início, mas vamos deixar as coisas mais claras nos próximos tópicos.
Como a IOT pode me ajudar no dia a dia?
Muita gente pode ter pensado que conectar qualquer dispositivo significa ter uma tela no seu fogão e ler as notícias do dia enquanto cozinha, mas não é isso! A IOT conecta os dispositivos a fim de ficarem mais eficientes e receberem atributos complementares.
Vamos dar o exemplo de uma geladeira, ela poderá avisar quando um item estiver acabando e mostrar quais mercados oferecem o melhor preço para você repor. Já pensou em sua geladeira te informando que os ovos estão acabando? Isso facilitaria muito a vida.
Outro exemplo é o ar-condicionado, ele pode saber a temperatura que está no seu bairro e ajustar para ficar um ambiente agradável para você. Pensando em conectar os aparelhos, o seu ar-condicionado pode enviar informações para seu smartphone sobre como ele vem sendo usado.
IOT para as empresas
Talvez você não esteja interessado em conectar toda sua casa, mas a Internet das Coisas será muito útil para indústrias e empresas. Imagina ganhar produtividade e diminuir custos na sua produção?
A IOT pode medir em tempo real a produtividade das máquinas ou indicar quando é necessário repor o estoque. Além disso, para lojas com prateleiras será possível saber até mesmo o horário que determinado produto é mais vendido.
No transporte de cargas será possível traçar as melhores rotas ou escolher o veículo adequado para o destino.
A Internet das coisas oferece melhor compreensão e controle sobre objetos e ambientes, permitindo decisões mais inteligentes e eficientes em tempo real. É uma tecnologia que em um futuro próximo vai gerar muitas oportunidades, portanto se você quer que sua empresa saia na frente e desfrute dos benefícios que ela oferece é preciso ficar de olho nas evoluções dessa tecnologia.